quinta-feira, agosto 16, 2007

Semana de Portinari

Sim, e lá fui eu na minha primeira viagem a trabalho pela Secretaria da Cultura. O destino? Brodowski. Cidadezinha no interior de São Paulo, apenas 13 km de Ribeirão Preto.

O que fui fazer ali? Bem... conferir a abertura da XXXII Semana de Portinari. Sim. O pintor Cândido Portinari nasceu em Brodowski e manteve durante muitos anos, uma casa ali bem diante da igreja.

Na foto, uma montagem feita no jardim da casa, hoje convertida no Museu Casa de Portinari. O pai, a mãe e o próprio pintor.

O Museu conta com uma memorabilia grande. E uma expografia genial. A casa evoca todo o sentimento da família que vivia ali. No fogão a lenha original da cozinha, uma panela com a polenta que era geralmente servida. As cadeiras empalhadas pelo próprio pai do pintor. Nas paredes, muita pintura mural. Um passeio pelos jardins revela os canteiros com formato de letras: D - I - O (Dio = Deus em italiano).

O que era a antiga garagem foi transformada pelo pintor na capela da nonna. Um presente que o pintor fez para a avó quando ela ficou doente e não pôde mais ir a igreja. Uma visita tremendamente marcada pela emoção quase palpável daquele ambiente.

A abertura correu da forma mais folclórica possível. Muito popular, sem grandes produções. Prefeito, vice-prefeito, vereadores... enfim, todos ali para conferir a apresentação do coral e depois uma mini-peça de teatro encenada por alunos da escola local.

De lá, depois das despedidas, foi a hora da diversão. O pessoal do departamento resolveu conhecer um dos locais mais surpreendentes da cidade: o Açougue.

Sim, o lugar é um açougue. Só que os donos do açougue resolveram incrementar e oferecer um serviço extra. Então, basta você escolher a carne e dizer quantos quilos deseja.

Eles simplesmente vão e assam na churrasqueira. Enquanto você espera, pode se servir de bebidas nas geladeiras. Tudo muito caseiro. Tudo muito informal e descontraído. Para quem for a Brodowski, este é um programa imperdível.

Ahhh... e curta tudo ali. Da bacia cheia de salada fresca (tomate, alface e cebola) ao pão de alho e queijo coalho.

4 comentários:

Mariana Alcântara disse...

Eu repito: que trabalho bom! hehe
E eu aqui com fome, esperando meu horário de almoço e você falando em churrasco. :P

Anônimo disse...

Então! Concordo com a marina!
hehe

Rosana Tibúrcio disse...

Quem disse que em cidade pequenas onde se encontram prefeito, vice e vereadores não é uma grande produção...
Cê num tá entendo rapá...rs

(0lha só o que fui "pegá").
É o que vale não prestá...rs

Jak disse...

Nossa, fiquei a fim de conhecer esse açougue. Genial!
Beijos!