sábado, agosto 11, 2007

A educação sentimental do vampiro

Algum tempo atrás fui conferir "Avenida Dropsie" da Sutil Companhia de Teatro. Saí de lá maravilhado com o trabalho feito por Felipe Hirsch e a cenografia da Daniela Thomas.

Depois de algum tempo, li que os dois tinham voltado a se reunir numa nova montagem. E a esta dupla, juntou-se mais um nome forte: Dalton Trevisan. Sim, a Sutil Companhia de Teatro encarou o desafio de adaptar para a linguagem teatral a intensidade das muitas histórias do escritor curitibano Dalton Trevisan.

Fui conferir a peça, com as expectativas em alta. E fiquei satisfeito com o que vi. A cenografia trabalhou muito bem o labiríntico jogo de emoções que permeia o texto. Pensamentos das personagens se misturam com diálogos em planos verticais.

A crueza das ações de cada personagem ganha uma veia dramática. Nudez, violência doméstica e sexual, repressão dos instintos. Tudo isso desfila diante dos nossos olhos lá no palco. E saímos com um certo sentimento contraditório: fascinados pelo trabalho de adaptação e por este puro exercício teatral, mas incomodados pelas sensações evocadas pelo texto.

Para quem quiser curtir uma boa montagem, vá. Àqueles que buscam algo mais "açucarado", a recomendação é de que procurem outra peça.

Nenhum comentário: