quarta-feira, outubro 26, 2005

A verdade sobre os contos de fada

Quando foram criados, os contos de fadas não eram destinados às crianças. Tinham o objetivo de solucionar, resolver problemas adultos. Os Irmãos Grimm tinham os contos mais edificantes no final, mas de toda a forma suas histórias pregam o conformismo. Para se ter uma idéia, havima várias versões de Chapeuzinho Vermelho. Na maioria delas, a menina e a vovózinha eram comidas pelo lobo. Enfim, uma questão de visão de ponto de vista.
O significado dos Contos:

Chapeuzinho Vermelho - na verdade representa a passagem da infância para a adolescência. O fato de a mãe pedir para que a filha fosse levar a cesta para a vovó, nada mais significava que ela estava pronta para enfrentar as responsabilidades. A Floresta sempre foi um elemento envolto de mistério. (vide o filme A Vila).

A Bela Adormecida - como na Idade Média, os homens saiam para lutar, as mulheres ficavam nos castelos esperando a volta de seus esposos. E elas deveriam ficar como que adormecidadas até que eles vencessem todos os perigos e retornassem ao lar. O beijo é muito simbólico, porque na verdade como eles passavam anos longe de casa, chegavam sedentos, verdadeiramente "apavorando", e não era com beijos que acordavam as suas princesas.

A Bela e a Fera - como muitas jovenzinhas tinham que casar obrigadas com homjens mis velhos esta história foi criada para que elas aceitassem o fardo e para que refletissem que a beleza não era tudo, mas que deveriam ver o "interior" dos seus conjujes.

Histórias edificantes. Agora, falando sobre o filme Os Irmãos Grimm, eu também gostei bastante. Há alguns furos no roteiro, mas na média o roteirista conseguiu criar uma história interessante partindo de várias histórias dos irmãos alemães.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá, gostaria de saber onde você conseguiu essas informaçoes sobre a real mensagem do contos..
seria muito últil saber,
obrigada, ç;