quinta-feira, outubro 27, 2005

A verdade sobre os contos de fada - Parte II

Agora me empolguei e vou contar tudo.Muitos contos de fadas disseminam o preconceito e a submissão.

O Patinho feio - esse é um clássico conto, em que mostra claramente que o diferente não pode conviver com o dito "normal". O coitadinho do cisne é discriminado pelos seus irmãos e só encontra paz, quando percebe que é um cisne e procura os seus. A sociedade não aceita pessoas "diferentes", com idéias, atitudes, comportamentos e posicionamentos "não usuais". Não há neste conto uma integração e sim a segragação. Só é aceito quem faz parte da "massa".

Joãozinho e Mariazinha - um típico conto em que os valores se invertem. A bruxa, coitada, estava lá na floresta em sua casinha de doces, quando os dois pestinhas chegam e quase põe a baixo seu lar. É para querer ou não comer essas criancinhas no jantar?

Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderella - estes contos mostram claramente que só pode haver uma mudança de situação com a presença masculina. Se não, duram para sempre, fiquem fazendo faxina para sempre. E a submissão é tal que as mulheres precisam "esperar" seus príncipes, se não nada de Happy End. Sou fã da Cinderella, apesar da submissão, ela em algum momento toma uma atitude e resolve ir ao baile e danem-se madrastra e irmãzinhas. Falando nisso, é tão meiga a versão dos Irmãos Grimm nesse conto. Para punir as irmãs malvadas, pássaros picam seus olhos e as cegam.

Festa no Céu - este é de uma particularidade muito interessante. a filha de meu primo adorava que lessem essa história para ela. Sempre que eu ia ler eu mudava toda a história, a criança ficava tão feliz que nem te conto. Mas, vamos lá, o conto só mostra que não pode haver uma socialização de extremos. Como pode um sapo querer ir a festa no céu? Pela ousadia, ele se estatela no chão. Não pode um ser inferior almejar estar entre as alturas. Precisa dizer mais alguma coisa?

Nenhum comentário: