segunda-feira, outubro 24, 2005

Validação

Recebi de um amigo e achei barbaro. Quero validar todos vcs...

O Poder da Validacao (Stephen Kanitz)

Todo mundo e inseguro, sem excecao. Os super confiantes simplesmente disfarcam melhor. Nao escapam pais, professores, chefes, nem colegas de trabalho. Afinal, ninguem e de ferro.

Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentacao, mesmo que a peca ja tenha sido encenada 500 vezes. So depois da primeira risada, da primeira reacao do publico, e que o ator relaxa e parte tranquilo para o resto do espetaculo.

Eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a cada artigo que escrevo e corro desesperado para ver os primeiros e-mails que chegam. Inseguranca e o problema humano numero 1.
O mundo seria muito menos neurotico, louco e agitado se fossemos todos um pouco menos inseguros.Trabalhariamos menos, curtiriamos mais a vida, levariamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir essa inseguranca?

Alguns acreditam que estudando mais (meu caso), ganhando mais (meu caso), trabalhando mais (será que é o meu caso?) resolveriam o problema. Ledo engano, por uma simples razao: seguranca nao depende da gente, depende dos outros. Esta totalmente fora do nosso controle. Por isso seguranca nunca e conquistada definitivamente, ela e sempre temporaria, efemera.
Seguranca depende de um processo que chamo de "validacao", embora para os
estatisticos o significado seja outro.

Validacao estatistica significa certificar-se de que um dado ou informacao e verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos. Validar alguem seria confirmar que essa pessoa existe, que ela e real, verdadeira, que ela tem valor. Todos nos precisamos ser validados pelos
outros, constantemente.

Alguem tem de dizer que voce e bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que voce seja. O autoconhecimento, tao decantado por filosofos, nao resolve o problema. Ninguem pode auto-validar-se, por definicao. Voce sempre sera um "ninguem", a nao ser que outros o validem como "alguem".

Validar o outro significa confirma-lo, como dizer: Voce tem significado para mim".

Validar e o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: "Gosto de voce pelo que voce e".

Quem cunhou a frase "Por tras de um grande homem existe uma grande mulher" (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder devalidacao que so uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia podera dar.

Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio sao suficientes para voce validar todo mundo.
Estamos tao preocupados com a propria inseguranca que nao temos tempo para sair validando os outros.

ESTAMOS TAO PREOCUPADOS EM MOSTRAR QUE SOMOS O "MAXIMO" que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e conjuges que o "MAXIMO" sao ELES. Adulamos a quem nao gostamos e esquecemos de validar aqueles que admiramos.

Por falta de validacao, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o "ter" e nao o "ser". Por falta de validacao, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se ou dominar os outros em busca de poder.

Validacao permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente sao e nao pelo que gostariamos que fossem. Mas, justamente gracas a validacao, elas comecarao a acreditar em si mesmas
e crescerao para ser o que queremos.

Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competencia: validar alguem todo dia.

Um elogio certo, um sorriso, os parabens na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedao polegar para cima, um "valeu cara, valeu".

Por isso, ESTOU VALIDANDO VOCE AGORA.

Voce ja validou alguem hoje?

"Palavra quando acesa, nao queima em vao".

Nenhum comentário: