quarta-feira, fevereiro 28, 2007

O preço da mudança climática

Steven Levitt é um dos mais famosos economistas da história recente. Entretanto, ao contrário de seus predecessores, não criou novas teorias macroeconômicas nem mecanismos para explicar os efeitos da regulação de mercado. Ele ficou famoso por seu trabalho que relacionava instrumentos da econometria com situações empíricas.

É dele, por exemplo, o estudo que mostra a correlação entre a legalização do aborto e a redução dos índices de criminalidade. Eu, particularmente, gosto bastante dos estudos publicados e acompanho regularmente o blog dele: Freakonomics (sim, é o mesmo nome do livro).

Num post recente, Steve Levitt fala sobre o impacto do aquecimento global sobre a economia. Mostra interações entre os fatores climáticos e o comportamento das pessoas, apoiado inclusive em estatísticas históricas. E faz conjecturas sobre o que o futuro reserva.

Um exemplo: as estatísticas da Baviera no século XIX mostra uma relação entre chuva, fome e crimes. Veja só a lógica no raciocínio desta correlação. A chuva afeta as safras de centeio. O centeio é um recurso alimentar importante na região. Quando se verificava uma chuva muito forte, a safra de centeio era prejudicada. Com menos centeio no mercado e muita gente querendo comprar, entra aí uma lei básica da economia: a lei da oferta e da demanda.

Menos centeio, muita demanda resulta em preços mais altos. Considerando que as famílias pobres não teriam dinheiro para comprar centeio e mesmo assim precisam se alimentar, o índice de crimes de propriedade aumenta.

Interessante, não é? Mas veja só... quando os níveis de chuva verificados eram normais e a safra era normal, o índice de crimes de propriedade caía mas o índice de crimes violentos aumentava. Por que? Porque o centeio também é a matéria-prima para a cerveja.

Ou seja, mostra-se também uma correlação entre o consumo de bebidas alcóolicas e crimes violentos.

Para quem quiser ler o texto na íntegra, vale a visita ao site Freaknomics. Ainda neste texto será possível verificar a relação entre secas e as guerras civis em países africanos e os possíveis ganhos agrícolas nos EUA devido ao aquecimento global.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Luizzzzzzz, faz tempo que não venho aqui. Ando com uns "pobreminha"... rs mas amei ler esse post, não conhecia o blog Freakonomics, vou lá depois.
Eu gosto desse tema, penso nele como algo instigante, intrigante e preocupante...rs
beijocas
Depois, inda hoje, espero, lerei os outros posts.