sábado, fevereiro 03, 2007

Babel

Diz a Bíblia que muitos anos atrás todos os habitantes da Terra se uniram para construir uma torre que chegasse até o céu, para tornar seu nome célebre e impedir que fossem espalhados pelo mundo. Para punir os homens por sua ambição demasiada, Deus confundiu sua linguagem e depois os dispersou pelo mundo. A torre de Babel tornou-se símbolo da incomunicabilidade, símbolo de um mundo cheio de palavras mas vazio de compreensão.

Babel é o novo filme do mexicano Iñarritú, diretor de Amores perros e 21 gramas. O filme, indicado para diversos Oscars, trata sobre a incomunicabilidade em diversas histórias que se passam em lugares diferentes.

No Marrocos, uma família de pastores adquire um rifle para poder proteger as cabras do ataque dos chacais. Um casal de turistas americanos discute e se afasta, sem encontrar as palavras certas para uma reaproximação. No Japão, uma surda-muda sente-se isolada do mundo ao redor, busca integrar-se mas é observada como curiosidade. No México, uma babá se coloca em apuros por conta de um pequeno mal-entendido na fronteira com os EUA.

Nestas histórias, aparentemente desconexas, mostra-se as repercussões da incomunicabilidade. Um tiro fatal acaba ligando todas as personagens sob algum aspecto. E é este tiro que servirá de catalisador para que cada história em cada canto do planeta, sigam o caminho e superem o entrave da falta de comunicação.

Em algum momento, as palavras e o entendimento precisam surgir. Seja por algo bom, seja por algo trágico, o entendimento deverá vir de alguma forma.

O filme conta com o astro Brad Pitt e a oscarizada Cate Blanchett, mas quem se destaca são os atores menos conhecidos. Os garotos marroquinos dão a tônica neste drama. E as indicações ao Oscar da atriz mexicana e da atriz japonesa foram mais do que merecidas.

Para quem quiser um drama com algum conteúdo para reflexão, pode se abrigar diante deste filme na tela do cinema.

3 comentários:

Jak disse...

Já tava afim de ver esse filme, agora fiquei mais. Muito boa a sua resenha. Tem jeito pra crítico! =D

Beijos!

Anônimo disse...

Não gosto de Brad Pitt, já desisti. A beleza certinha dele me irrita!!!

Anônimo disse...

Não gostei muito do filme. Acho que nã merece o Oscar. Talvez o diretor..., não sei, prefiro os outro trabalhos dele. Aqui me pareceu que eu errou na mão, exagerou. É tragédia demais para poucas pessoas. "LA Stories" acerta em cheio e "Crash" é muito superior.