quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Maratona de filmes: "Zabriskie Point"


Zabriskie point é nome de uma região no Vale da Morte e também é o nome de um dos poucos filmes rodados na língua inglesa pelo diretor italiano Michelangelo Antonioni.

Juro que não entendo o porquê da crítica endeusar alguns diretores. Os filmes do Antonioni, para mim, carecem de emoção.

Não vou discutir o visual... ele realmente tem um bom olho para a câmera, para buscar o melhor enquadramento. Mas, simplesmente não me agrada.

E eu já tentei diversos filmes dele... "A noite", "Blow-up", "Além das nuvens"... nenhum destes filmes despertou uma empatia.

"Zabriskie point" sempre foi um filme do qual ouvi falar. E ao que parece, poucas pessoas o assistiram. Sabe aquelas referências que todo mundo cita mas pouca gente realmente sabe do que está falando? Algo como falar de Cervantes e Dom Quixote mas nunca ter lido a obra. Ou citar a banda Velvet Underground mas nunca ter ouvido um disco inteiro deles.

Pois bem, este também é o caso deste filme. Sempre li a respeito deste filme como sendo uma expressão da contracultura americana dos anos 60 e várias críticas endeusando o diretor Antonioni por conta desta obra.

Minha opinião: o filme é pretensioso, lento e cerebral. Atira para todos os lados, tentando agradar a todas as facetas de uma manifestação complexa que foi a contracultura americana.

Encontra-se de tudo ali: drogas, estudantes protestando, negros protestando, atentados terroristas contra o establishment, amor livre... enfim, talvez fizesse sentido nos anos 60. Para mim soa como um filme anacrônico e pretensioso.

A trilha sonora moderninha (na época) conta com Rolling Stones, Grateful Dead e Pink Floyd. Isso e mais a fotografia é que podem ser destacados como pontos positivos no filme.

Nenhum comentário: