segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Eu fui ao Itororó...


"Fui a Itororó
Beber água e não achei
Adeus bela morena
Que no Itororó deixei..."


Pois bem, nestas minhas andanças acabei indo parar na fonte do Itororó, esta mesma das cantigas. Se bem que já falaram que, na verdade, não é Itororó e sim, Tororó.

Fui pesquisar e sabe o que descobri? Que Tororó também está certo. O antigo ribeiro de Itororó também aparece nas antigas escrituras como Tororó, uma corruptela de Y-xororó (que significa água corrente).

Enfim, nem sabia que esta fonte do Itororó era em Santos. Qual não foi a minha surpresa descobrí-la ali ao pé do Monte Serrat, destino da minha caminhada neste domingo.

Estou numa fase de caminhadas. Descobrindo trilhas e fazendo passeios a pé. Desta forma, aproveito para tirar o bolor que se acumula durante a semana. rsrs.

O Monte Serrat é o ponto mais alto da cidade de Santos. No alto, um antigo cassino e uma pequena igreja dedicada a Nossa Senhora de Montserrat, padroeira da cidade.

Para se chegar lá no topo, há duas opções: a mais rápida (que é pelo funicular) e a mais demorada (subindo as escadas da base até o topo e passando pelas estações da paixão de Cristo que colocaram no caminho).

Fomos, eu e Gwa, pelas escadas. Curtindo o visual e o insólito de passar num morro e notar as casas simples e antigas dos moradores. Surpreendeu-me a atenção da comunidade. E também a integração das pessoas naquela paisagem.

Lá em cima, a impressão era de que eu estava em outra cidade. Crianças empinando pipas, a igrejinha e um descampado que servia de campo de futebol. Uma vista interessante do canal do porto de Santos, onde foi possível ver toda a movimentação dos navios de cruzeiro.

Sensação boa de descobrir uma coisa nova.

2 comentários:

Jak disse...

Comecei a ler o post e achei que eu estava cometendo um virundum há anos. Sempre cantei "Achei uma morena/Que no Tororó deixei". Mas aí fui pesquisar no Google e achei as duas versões... qual será a verdadeira? Bom, é uma cantiga. Pode ser qualquer coisa, né?

Beijos!

Anônimo disse...

Gente, como fiquei sem essa informação tanto tempo assim? rs rs
Inda bem que não acabaram com o meu "tororó"...
Olha só, um passeio desses eu topava bem, inda mais se você me arrumar um gatão bem gostosão pra me segurar a mão nas subidas íngremes... (será como eu chamo as descidas difíceis??? rs )
Então... amei esse post... recordações, vontade de futuro assim, mais lindo!!!