sábado, fevereiro 24, 2007

And the Oscar goes to...

Bem... estamos na véspera da premiação do Oscar. Quem serão os vencedores? Dos indicados deste ano, consegui assistir a todos os indicados a melhor filme (o último que faltava era "Cartas de Iwo Jima" e vi nesta semana).

Dos indicados para algum dos prêmios, assisti 11 filmes. E ao ver os filmes que assisti, fica difícil ver alguma forma de comparação entre um filme e outro. Há filmes tão distintos e todos são bons em algum aspecto.

"Pequena Miss Sunshine" é uma pérola do humor negro. "Volver" emociona e cativa com as personagens apresentadas por Almodóvar. "A rainha" faz conjecturas interessantes. "Babel" nos faz refletir sobre a condição humana neste mundo moderno e global. "Um verdade inconveniente" nos alarma e chama para a ação. "O labirinto do fauno" é pura psicologia e fantasia.

Como comparar filmes tão díspares? Tarefa difícil para quem vai decidir os ganhadores. Mas, vamos aos palpites:

* Melhor filme
"Babel" é sem dúvida o grande favorito. Uma história que mescla crítica social, fala sobre as neuroses do mundo moderno e traz histórias interligadas pela incomunicabilidade.

* Melhor direção
Eu aposto em Martin Scorsese por conta de "Os infiltrados". Depois de ser tão esnobado por filmes anteriores, acho que agora é a vez dele. Clint Eastwood já ganhou dois prêmios. Stephen Frears seria um prêmio também merecido, mas acho que há poucas chances.

* Melhor ator
Nesta categoria prefiro não opinar porque não vi nenhum dos filmes. Todos apostam em Forest Whitaker. Se for considerar a carreira dele, ele merece. É um ator talentoso e pouco reconhecido.

* Melhor atriz
Páreo difícil. Meryl Streep faz um bom trabalho em "O diabo veste Prada" mas o papel dela é de coadjuvante. Penélope Cruz merece o prêmio por conta da inspirada atuação em "Volver" e já ganhou a Palma de Ouro em Cannes junto com o restante do elenco feminino. Mas a favorita é Helen Mirren por "A rainha". Ela está fantástica e convincente. Difícil tornar uma personagem tão factível, distante e acessível ao mesmo tempo.

* Melhor roteiro original
Eu fico aqui entre "Pequena Miss Sunshine" e "O labirinto do fauno", pendendo talvez mais para o segundo.

Agora é apostar e torcer. Vamos ver o que acontece amanhã...

Nenhum comentário: