domingo, março 04, 2007

Diálogo no momento de um eclipse


O jornal dizia que a partir das 19h47, o eclipse lunar total já estaria visível nos céus. Aquele tinha sido um dia cansativo e um tanto quanto frustrante. Muitas expectativas não realizadas. E o eclipse era a última coisa que eu pensava em ver.

Exatamente às 19h45 estávamos ali, na praia, vendo o céu em busca da lua. O eclipse já tinha começado. A lua parecia uma grande esfera perdida e levemente avermelhada pendurada em algum canto do espaço.

Estranho como a gente não presta atenção na lua. E era estranho também constatar a realidade 3-D daquele corpo esférico vermelho. Sempre vemos a lua como um disco iluminado no céu. E ela está ali, todos os dias e impassível com os desejos e paixões humanos.

- Se a Lua representa os segredos e o oculto, podemos pensar que na ocasião de um eclipse, a verdade acaba surgindo?
- Não sei. Nunca pensei sobre isso.

Olhávamos para o céu, eu deitado na mureta do canal. Ouvindo o barulho das ondas quebrando nas pedras. Eclipse com cheiro de maresia.

- No fundo, nada é inteiramente bom nem inteiramente mal. Tudo tem os dois lados... até mesmo eu e você juntos. Amor nem sempre significa que tudo será perfeito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não estava na praia, mas cá do meu quintal eu vi o eclipse com o meu amor: minha pititinha Laurinha, que sempre foi - assim como o pai dela - uma grande observadora da lua. Não há dia que eu fite a lua de uma forma mais intensa que eu não me recorde dos dois.
É... e amor nem sempre significa que tudo é perfeito... mas o de mãe e filha é incondiconal. Essa é a verdadeira perfeição e com a lua pra nos abençoar.

Queria estar na praia como você estava e podia ser com a pititinha que não sabe como é o gosto do mar.
beijocas

Jak disse...

O amor é um conjunto de instantes de perfeição, intercalados pelas perfeitas imperfeições da vida. Aliás, como conhecer a perfeição, sem antes ter conhecido a imperfeição?