segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Aventuras do final de semana

Ultimamente tenho usado meus finais de semana para conciliar duas coisas: colocar-me em movimento (e assim, deixar o sedentarismo um pouco de lado) e divertir-me.

Por conta disso, meus últimos finais de semana foram dedicados a caminhadas. E devo confessar que tenho boas surpresas com esta minha decisão. Caminhadas me ajudam a conhecer um pouco mais da região em que vivo e me colocam em contato com realidades que dificilmente eu encontraria no meu meio habitual.

Neste final de semana fui caminhar na cidade vizinha: Guarujá. Santos fica em uma ilha e o Guarujá fica em outra. Separadas apenas pelo canal que leva ao porto de Santos.

Acordamos cedo e fomos para a ponte dos práticos, local em Santos onde ficam as catraias que fazem a travessia entre uma cidade e outra. Descemos na antiga Fortaleza da Barra Grande, antigo forte construído para defesa da baía de Santos dos invasores.

De lá, começamos a caminhada. Cruzamos as pedras até a praia do Góes e de lá, uma trilha que adentrava pela mata nos levaria até o destino final: a praia do Sangava.

Já tinha ido uma vez a esta praia por conta de uma aventura anterior: um passeio de caiaque cruzando o canal e seguindo pelas pedras até esta praia. Desta vez, seguimos por terra até acessá-la.

O caminho não foi dos mais fáceis, subidas íngremes e descidas escorregadias por conta do barro, alguns trechos com capim alto e sol forte, outros com mata fechada e muita sombra.

Algumas surpresas no caminho como pés de abacaxi e borboletas e, até mesmo uma pequena cobra coral cruzando nosso caminho. Depois de tanta andança, chegamos a praia.

Menos deserta do que supomos. Muita gente estava por ali, tinham chegado por barcos e ocupavam a pequena faixa de areia. Procuramos nos acomodar e fazer um lanche e dar um mergulho antes de retomar o caminho de volta.

Incrível saber que a poucos minutos de casa, é possível entrar em contato com outro mundo. Nada de prédios envidraçados nem praças de concreto. Bom saber que existe um caminho de fuga momentânea das loucuras urbanas.