terça-feira, fevereiro 15, 2005

Enfim conheci o Rio de Janeiro. Não que já não tivesse ido até lá... mas nas vezes que fui, sempre foi a trabalho e ficava no roteiro de escritório para hotel e vice-versa. Desta vez, aproveitei um convite da minha amiga Renata (como eu, uma paulistana convicta, mas que por adventos do mundo corporativo foi morar neste ano no Rio).

É claro que não perco a oportunidade de tocar um pouco na rivalidade Rio-SP. Mas vou deixar isso de lado e dizer que o Rio realmente vale a pena. O serviço nos bares e restaurantes são péssimos, a violência é marca registrada e já gerou traumas visíveis na população... mas esqueça um pouco isso e aproveite o que o Rio tem de melhor.

Fiquei quase uma semana lá... e acho que não há uma cidade como aquela. Onde mais eu poderia fazer programas culturais (exposições do colombiano Jesus Soto, do espanhol Antoni Tápies e do mineiro Farnese de Andrade e um monólogo da Denise Stocklos), praia (Grumari, Camboinhas, Barra da Tijuca) e trilhas em morros (Pedra Bonita e Pico do Sacopã) numa mesma cidade?

É uma pena que o medo da violência seja uma constante entre os cariocas. Pedi para uma carioca indicações de lugares para ir na Lapa e em Santa Teresa. A resposta foi surpreendente: "Eu se fosse você, não iria... Lá é muito perigoso, tem o problema de estar perto de morros e tenho uma conhecida que morreu com uma bala perdida por ali".

Deve ser estranho se sentir refém na sua própria cidade. Não que em São Paula as coisas seja mais tranquilas, mas acho que no Rio a violência parece estar tão próxima e disseminada que acaba paralisando as pessoas.

Que pena!

Nenhum comentário: