sábado, julho 14, 2007

Respondendo comentários...

Eu preciso aprender a responder mais vezes os comentários que o pessoal deixa por aqui. Como não sei ainda como fazer isso logo depois do comentário em questão (e também nem saberia se quem perguntou iria voltar lá para ver a resposta), preferi fazer isso por meio de post.

Alguns posts atrás eu falei do meu novo desafio profissional e de algumas dúvidas que surgiram. Pois bem, a diferença entre um museólogo e um museógrafo é a seguinte:

Um museólogo é um profissional reconhecido e que é exigido para todo o museu. Todo museu deve ter um museólogo. Até então, não sabia, mas existem cursos de graduação em museologia e, este parece ser um mercado promissor já que existem muitos museus e poucos museólogos.

O museólogo recebe uma formação para lidar com a gestão de acervos e do museu. Aliás, vocês sabiam que além do Pietro Maria Bardi (aquele que foi o responsável pelo MASP durante vários anos), o Clóvis Bornay também era um museólogo?

Já o museógrafo não é uma profissão regulamentada. O museógrafo é um profissional que reúne os saberes para organizar exposições considerando todo o saber técnico de preservação das obras. Um museólogo pode atuar como museógrafo se fizer uma especialização em exposições, por exemplo. Mas outros profissionais acabam atuando como museógrafos por conta de experiência própria.

...............................

O post da Megasena também trouxe a tona uma questão: se eu ganhasse, eu não faria algo pelos meus amigos? Claro que sim... afinal, uma das casas da minha vila particular em São Paulo seria uma casa de hóspedes e, eu iria recebê-los muito bem. Mostrar o melhor de Sampa para eles... e para a Rosana rolava até mesmo uns livros (porque sei que ela é tão fissurada em livros quanto eu) e uns CDs originais (do Hamilton de Hollanda e uma coleção completa do Caê). rsrs.

2 comentários:

Mariana Alcântara disse...

Ahhh obrigada pelo esclarecimento! E você também me lembrou que tenho dívidas no meu blog, questões a serem respondidas.

Anônimo disse...

Yes!
Isso quer dizer que vou ganhar minha viagem???
hehe