segunda-feira, julho 16, 2007

Changes

Estranha esta sensação de se perceber mais velho... faz com que a gente reveja muita coisa e perceba o quão relativo é o que pensamos sobre muita coisa.

Quando eu era mais novo, estava por volta dos 25 anos por exemplo, nem pensava em ficar com pessoas mais novas que eu. Por que? Porque sempre gostei de ficar com pessoas que tivessem um conteúdo e uma história para contar.

E acabei sempre ficando com pessoas mais velhas porque eu curtia embarcar nas histórias dos outros. Sou daqueles ouvintes que viaja junto com o narrador. Perfeita criança diante do contador de histórias.

Hoje, percebi que há pessoas mais novas que eu e que tem muita coisa para contar. E vi que isso se deve também pelo fato de eu estar mais velho. Hoje, os mais novos que eu tem a idade que eu tinha quando queria estar com as pessoas mais velhas.

Revendo muito da minha história passada e de como estou hoje, confesso que gosto mais de mim hoje. Gosto de me ver mais aberto e mais receptivo às novidades do mundo, gosto de me ver mais capaz de entender as pessoas e a partir de um ponto referencial que não parte necessariamente de mim. Gosto de me ver tentando ainda achar sentido em tanta coisa que imaginava que já teria respondido em definitivo quando estivesse mais velho.

E, principalmente, gosto de mim descobrindo constantemente o mundo em mim e nos outros. Gosto de ver que o tempo passou e eu fiquei melhor e, ao mesmo tempo, mais criança.

2 comentários:

Jak disse...

Um dia jovem, ouvinte dos mais velhos. No outro, um desses "mais velhos". E tudo segue seu ciclo. =)

Mariana Alcântara disse...

Esse deveria ser o sentido de envelhecer, melhorar e ficar mais criança. Poder olhar para trás e ver sua própria evolução, parar pra pensar que não precisa viver em uma busca eterna por alguma coisa, alguma satisfação pessoal e, ao mesmo tempo, se sentir capaz de realizar muito mais.