sábado, julho 21, 2007

Descobertas: o fascinante mundo das estações de trem


Os trens urbanos sempre foram um mistério para mim. Sabia da existência deles, mas nunca os usava. Afinal, a fama era de que eram superlotados, sujos e lentos. Por que eu, em sã consciência, optaria por este tipo de transporte já que em São Paulo tenho à disposição os ônibus e o metrô (que é bem mais rápido)?

Isso era o que eu pensava até pouco tempo atrás. Sempre frequentava lugares facilmente acessíveis pelo metrô e servidos por linhas de ônibus. Mas, quando se deixa de frequentar somente estes lugares, a situação muda.

Desde que deixei o meu emprego na região da Paulista (linha verde do metrô, estação Trianon-MASP) e comecei a prestar serviços de consultoria para outras empresas, tive que frequentar bairros que até então não passava.

Fui seguindo cada vez mais em direção ao sul, principalmente na região da Berrini e Brooklin. E agora, José? O que fazer? Bem, fui experimentar o trem que corre ao longo da marginal Pinheiros. E sabe que gostei? Ok, ok. O trem é realmente lotado (mas ultimamente, o metrô e o ônibus também o são) e realmente demora mais que o metrô (porque opera em intervalos maiores). Mas, é eficiente.

Agora, comecei a trabalhar na Secretaria da Cultura. E, como já disse, a Secretaria fica na região da Luz, entre as estações de trem da Luz (lindíssima por sinal) e Júlio Prestes.

Agora, para ir ao trabalho, vou sempre de trem: embarco na Barra Funda e desço na Júlio Prestes (um trajeto que faço em 5 minutos no trem). O que eu tenho mais curtido nestas minhas incursões nos trens paulistanos é observar as pessoas.

Sim, eu sou um "people watcher" confesso. rsrs. E ontem, ao embarcar para o trabalho, vejo saindo do trem um grupo de pessoas vestindo fantasias. Um parecia usar uma fantasia de Pokemon azul com cabeça de tubarão e outro, uma fantasia de coelho da Mônica (aquela azul, sacam?). Jeito mais liségico de começar o dia.

E ontem, resolvi desembarcar na estação Lapa na volta do trabalho. E descobri que as paredes ali são cobertas de grafittis. So urban, so trend. Bateu agora uma curiosidade de conhecer mais as outras estações... armado de uma câmera fotográfica, of course.

3 comentários:

Mariana Alcântara disse...

Também confesso que sou people watcher, afinal ou você mergulha no tédio do cotidiano ou vê algo interessante no cotidiano, o tirando do tédio. Estarei esperando para ver mais dessas descobertas por aqui.

Rosana Tibúrcio disse...

hummmmmm, fiquei 333 horas pra descobrir o que era "liségico"... hehehe com erre ou sem erre eu não saberia jamais, nunca tinha lido essa palavra na minha vida. Ufaaa, que você me deu um trabalho, ah, isso deu... rs
.
Também gosto de observar pessoas, principalmente, as totalmente desconhecidas...
gostei desse babado...

Jak disse...

Fora a demora entre um trem e outro, o mal cheiro do rio e o frio que você passa na plataforma, os trens dessa linha na Marginal Pinheiros não devem nada ao metrô, não. Tem linhas muito piores!