segunda-feira, julho 23, 2007

O mundo é pequeno pra caramba...

Há uma "teoria" que diz que ninguém está distante de outra pessoa mais do que 6 outras pessoas conectando-as. Este foi o mote do filme "Seis graus de separação" e acabou até gerando um jogo para cinéfilos chamado "Seis graus a partir de Kevin Bacon".

Tudo isso para ilustrar algo que todos dizem: "o mundo é pequeno". Esqueça as imensidões do mundo físico. O mundo a que me refiro é o mundo das relações. E, muitas vezes, acaba esbarrando no mundo físico.

Lembro que quando estava em San Francisco, acabei cruzando com uma pessoa que trabalhava na mesma rede de escolas. Depois, ainda em San Francisco, encontrei um cara que estudou na mesma faculdade que eu só que numa turma diferente.

Hoje, tive mais duas provas de que este mundo é minúsculo. Ao ver aquela notícia do acidente com o avião da TAM, imaginava que não conheceria nenhuma vítima. Ledo engano, Leda Nagle.

Recebi a notícia de que entre os passageiros estava uma ex-colega de trabalho. Na verdade, ela era diretora de algumas unidades lá no Rio Grande do Sul e eu, como era a interface entre a Sede Nacional e as unidades de RS tinha um bom contato com ela.

Estranho ver que numa tragédia destas, alguém conhecido esta envolvido. A sensação é de que tudo está mais próximo de você.

Depois de ter recebido a notícia, sai da sala e fui respirar um pouco. E eis que quando estou voltando para minha sala, vejo uma ex-colega de trabalho (de outra empresa). Ela estava ali visitando a tia dela. E eis que descubro que agora sou colega de trabalho da tia dela.

Vai entender as voltas que este mundo dá...

2 comentários:

Mariana Alcântara disse...

Mundo pequeno mesmo e entrelaçado! Olha só, nos conhecemos através dos comentários no blog do Léo, que é meu amigo de infância.
Sabe que eu também pensei que não conhecesse ninguém desse acidente e não é que entre os 4 cearenses, que estavam no vôo, tinha um ex colega de trabalho da minha mãe, realmente dá uma sensação estranha e te aproxima daquela realidade.

Anônimo disse...

Pequeno demais, como um ovo...
de codorna!