segunda-feira, agosto 07, 2006

Circulando por exposições

Ahhh... eu queria ter feito tanta coisa nesta última semana em que estive em Sampa. Acabei não fazendo tudo o que eu queria, mas sei que fiz muita coisa. Estar em Sampa é estar em contato com o mundo. Gosto disso.

Fico perdido no meio de tantas opções: teatro? Cinema? Circo? Exposições? Restaurantes? Bares? A cidade está sempre com algo novo para apresentar. E é sempre bom chegar num lugar sabendo que há coisas novas para se ver e viver.

Nesta semana, pude encontrar muitos amigos e fui em várias exposições:

* A casa maluca do estilista Marcelo Sommer
Na House of Palomino, uma retrospectiva dos 10 anos de carreira do estilista Marcelo Sommer. Fotos de pessoas que tinham desfilado há 10 anos atrás e agora. Alguns vestidos pendurados, uma parede forrada com camisetas criadas pelo estilista, peças de gosto duvidoso (quem é que usaria um sapato de Bozo? Ou uma saia no formato de cabeça de Minnie Mouse?). A exposição se apóia bastante em vídeos dos desfiles e fotografias. Senti falta de mais peças de roupas e de uma coerência onde se mostrasse a evolução do estilo Sommer.


* Emoção Art.ficial 3.0

No Itaú Cultural descobre-se uma exposição sobre arte digital e interatividade. Algo que já tinha visto na iNova lá na FAAP. O espaço foi bem montado, com ótimas instalações. Soprar dentes-de-leão virtuais? Datilografar letras que adquirem vida no papel? Cantar e ver sua sombra soltando uma névoa quase mágica ou algumas bolhas coloridas? Ou ficar no meio de uma chuva de letras e formar uma poesia? Curta todas as possibilidades nesta exposição. Vale a pena... e aproveite porque ainda não foi descoberta pelo grande público.


* Degas: o universo de um artista

Degas era mais do que um fascinado por bailarinas. Nesta exposição no MASP vemos isso. Há um olhar fascinado pelo movimento. Não apenas das bailarinas... incluem-se lavadeiras, cavalos e cavaleiros, mulheres tomando banho, prostitutas circulando nos salões da casa. Há uma série muito interessante de gravuras feitas por Picasso colocando Degas no meio de um prostíbulo (teoricamente, uma homenagem de Picasso a série de gravuras feitas por Degas sobre as prostitutas). As esculturas das bailarinas estão ali e várias telas de artistas contemporâneos ou que foram referência para a obra de Degas estão por ali.

Nenhum comentário: