domingo, agosto 13, 2006

Circo Roda Brasil


Confesso... eu nunca fui ao circo. Nem quando era criança nem quando pude já definir os programas que gostaria de fazer. Sempre fiquei na curiosidade mas nunca tinha achado algo que me atraísse o suficiente.

Até que começou este movimento do "Novo circo". Nada de animais nem de produções improvisadas. Agora a palavra de ordem era "espetáculo". E finalmente o Cirque du Soleil e o Cirque Plume vieram para o Brasil. Mas mesmo assim, a correria para garantir presença e os preços exorbitantes do ingresso me afastaram mais uma vez.

E achei que não fosse mais ver nenhuma apresentação circense. Que iria ver a influência desta arte do circo apenas indiretamente nas peças de grupos como o Galpão ou o Intrépida Trupe.

Aqui bato palmas para a iniciativa (e visão) dos grupos Parlapatões e Pia Fraus, que se juntaram para criar o espaço Roda Brasil. Enfim, pude conferir um espetáculo circense e respirar aquele ar de picadeiro. Deliciar-me com os trapezistas e palhaços, com os equilibristas, com a anã (que depois, eu soube que é filha do Nelson Ned) e o show das águas dançantes (uma sátira) e até mesmo com os animais (de mentirinha, só para frisar... e incitando a imaginação com híbridos como a giravaca - uma mescla de girafa com vaca - e o porcoleta - porco + borboleta).

Curti muito cada minuto do espetáculo e recomendo muito a todos. Fica aqui a dica. E só para arrematar, uma frase dita por um dos palhaços: "com o preço de um ingresso para o Cirque du Soleil, compre uma fileira inteira aqui".

Nenhum comentário: