quinta-feira, junho 05, 2003

O homem destruiu. E agora reconstrói. O público brasileiro poderá ver pela primeira vez a nova Beirute, renascida dos escombros após 15 anos de uma guerra devastadora (1975 a 1990).

As imagens surpreendentes que encantaram Paris chegam a São Paulo para a exposição "A Memória de Beirute". As 120 imagens da exposição retratam uma obra com poucos paralelos na história da humanidade, pela rapidez e sofisticação com que foi executada.

Mostram um "antes e depois" da capital libanesa, ressaltando o incrível contraste entre diversos pontos da cidade durante a guerra e no presente. Na nova e vibrante Beirute, a arquitetura moderna convive em perfeita harmonia com edifícios e monumentos históricos, cuidadosamente restaurados com a preocupação de manter os traços originais da arquitetura Mediterrânea e Otomana.

Com seu renascimento, o Líbano dá as boas-vindas a milhares de turistas e começa a atrair o investimento de capital necessário para relançar a sua economia. O país respira progresso e desenvolvimento e é novamente um pólo de interesse nas áreas de negócios, turismo e lazer para empresas e visitantes internacionais.

As imagens expostas em São Paulo são do fotógrafo Ayman Trawi - autor do livro Beirut: The Wars of Destruction and the Perspective of Reconstruction.


A MEMÓRIA DE BEIRUTE
De 08 a 22 de junho
Shopping Iguatemi - Praça do Relógio
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim América - São Paulo - SP


Texto extraído de "Os comunicadores" do Paulo Pelicano

Nenhum comentário: