terça-feira, abril 24, 2007

A nova geografia do aquecimento global


O aquecimento global já começou a alterar a geografia do planeta.



Algumas ilhas já começaram a desaparecer na região do Pacífico e do Índico. Um dos atóis que compõe o arquipélago de Kiribati desapareceu sob as águas do mar há 8 anos atrás. E apesar do sinal de que algo estava acontecendo, nada foi feito. Afinal, era apenas uma pequena nação perdida no meio do Pacífico e o atol que desapareceu não era habitado.



Outra micronação polinésia, Vanuatu, corre o risco de ser o primeiro país a desaparecer por conta do efeito do aquecimento global. Os habitantes da pequena nação já começaram a se refugiar em outros países.



Em 2006, foi a primeira vez que uma ilha habitada teve de ser evacuada por conta da elevação do nível do mar. A ilha Lohachara, na baía de Bengal, Índia, desapareceu das imagens de satélite. 10.000 pessoas ficaram sem lar.


Hoje, soube que uma nova ilha foi descoberta no Ártico, a leste da Groelândia. O que aconteceu é que a ilha sempre esteve ali só que nunca teve a configuração de ilha porque estava ligada ao continente por uma "ponte de gelo". Era portanto, parte da península.


Com o aumento das temperaturas, a camada de gelo derreteu e a nova ilha aflorou. Para ver mais, clique aqui.



Ilhas submergindo, outras surgindo. Ao que parece, estamos diante de um processo de criação de uma nova geografia. Como será que lidaremos com tudo isso?

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse assunto me enerva...rs

Mariana Alcântara disse...

Será preciso um grande continente desaparecer para que se tome atitudes drásticas???