quinta-feira, abril 26, 2007

Guernica


Há 70 anos atrás, a pequena cidade basca de Guernica foi bombardeada pelos nazistas. Como também acontecia uma Guerra Civil na Espanha, o general Franco e o staff do governo espanhol nem fizeram questão de alertar a população. Afinal, Guernica era uma cidade pequena numa região problemática e separatista (até hoje).

Então, com a conivência do governo espanhol, mais de 40% da população da cidade de Guernica foi dizimada no bombardeio.

Picasso morava em Paris quando tomou conhecimento do bombardeio. E num momento de inspiração denunciou a barbárie do fato na tela Guernica. Uma tela monocromática e chocante em seus detalhes e símbolos.

Sobre a tela, Picasso disse:

No, la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo.

Ainda sobre a tela, quando Paris foi ocupada pelos nazistas, conta-se que um oficial alemão, quando estava diante de uma fotografia reproduzindo o painel, perguntou a Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo. E eis que o pintor teria respondido: "Não. Foram vocês".

O quadro permaneceu em Nova York, no MOMA, e retornou a Espanha somente em 1981, seguindo a vontade de Picasso. A obra só retornaria a sua Espanha natal quando o país fosse uma democracia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Foi bacana a reportagem que fizeram hoje no Bom dia Brasil sobre Guernica. Eu amei.

Mariana Alcântara disse...

Somente a arte pra definir com tanta riqueza de sentimento todo o sofrimento que aconteceu em Guernica.

Jak disse...

Não conhecia a história toda do quadro. Legal! Por isso que eu tô sempre por aqui! ^^