quarta-feira, setembro 06, 2006

Hot chocolate


Curto muito o tempo frio... parece sempre ser uma boa desculpa para se acabar com um chocolate quente. De qualquer forma, acho que a recomendação de um chocolate quente no inverno, que parece querer mostrar toda sua força neste tempinho que antecede a primavera, é bom para amenizar a frieza.

Tanto o frio do corpo quanto àquele que pode assolar corações. Afinal, dizem que chocolate ajuda na produção de seratonina, o hormônio do bem-estar. Tristeza nada... mergulha num chocolate quente.

Eu fui convidado pelo meu amigo Antônio para provar o melhor chocolate quente de São Paulo. Achei que houvesse ali um certo exagero... mas, thanks God, estava enganado.

O chocolate quente do La Vie en Douce (veja foto acima) segue aquela receita dos tradicionais "submarinos": chocolate sendo derretido pelo leite quente. No La vie en douce, a delícia do chocolate quente já começa no preparo: uma xícara grande de leite quente e uma colher presa a uma copinho feito de chocolate maciço.

Para fazer o chocolate quente, mergulhe a colher e veja aquele copinho de chocolate se dissolver vagarosamente. Depois é só se deliciar... Altamente recomendável!

E, para encerrar este post-pré-feriado-prolongado, umas dicas da chef Carole Crema, do La Vie en Douce, para se fazer um bom chocolate quente. Divirtam-se...

......................

1. Antes de executar qualquer receita, capriche na escolha dos produtos. Ingredientes de qualidade fazem toda a diferença.

2. Use sempre leite integral, que dá corpo e cremosidade, e também cacau ou chocolate em pó. Evite os achocolatados: eles costumam ser açucarados demais e conservam pouco o sabor original do cacau.

3. Esqueça o açúcar e o adoçante. Eles "mascaram" o sabor do chocolate.

4. Experimente aromatizar a bebida com baunilha , de preferência em fava. Caso não encontre, use um pouco de essência.

5. Deixe a mistura ferver. A fervura traz o sabor característico do chocolate quente.

6. Se a dieta permitir, adicione um pouco de creme de leite no final. O resultado é uma bebida mais cremosa e leve.

7. Para deixar a receita ainda mais quente, misture uma dose de um bom rum ou licor. Não abuse: duas colheres (sopa) para uma xícara de 250ml são suficientes.

8. Na hora de servir, prefira xícaras e canecas de cerâmica grossa pois elas conservam o calor por mais tempo.

9. Substitua a tradicional colher de café ou chá por canela em pau. Além de perfumar o chocolate, confere um charme todo especial.

10. Bolinhos secos e biscoitos são os melhores acompanhamentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que vontade desse leite, de preferência abraçadinhoooooooo... rs
ai ai.
ando tão romântica que até uma caneca esfumaçante me leva ao desejo de estar bem... bem junto!

Anônimo disse...

poxa... em uma sexta feira meio de feriadão... frioooooo pra caramba aqui nos lados do Sul ... em que a pobre moça que vos fala(ou digita se tu fizer questão) está totalmente sozinha e impossibilitada de qq contato com chocolate (quente...frio ou em barra) eu acho que pode ser considerado uma maldade suprema da tua parte =P... espero mesmo mesmo que tu...err... que tu se sinta culpado... ò.Ó