sábado, setembro 09, 2006

Amo tanto e de tanto amar...


"Eu te amo"... às vezes, falamos tanto uma palavra que ela parece se tornar gasta, sem significado algum. Eu sou, muitas vezes, tão econômico com as palavras. Fico reservando-as para os momentos em que elas realmente significarão alguma coisa... Muitos me acham distante porque eu não digo as coisas. Muitos vêem em mim uma frieza infinita e se surpreendem quando parto para um abraço.

Encontro alguém na danceteria que fica comigo e já diz que me ama. Um outro alguém que conversa por telefone comigo diz que "aposta as fichas da felicidade dele em mim". O amor parece tão descartável... os relacionamentos parecem ser descartáveis.

Às vezes você ouve demais "eu te amo" e descobre que nunca ouviu isso de forma sincera de outro alguém. Você se descobre com alguém mas ao mesmo tempo tão sozinho... buscando a sinceridade de um sentimento bom.

"Eu só queria amar e ser amado"... e quem é que não deseja isso? Quem é que não deseja ver nos olhos do outro, sem as sombras de dúvidas, que é amado na mesma intensidade do amor que sente? "Ai de mim que sou romântico"...

A vida está cheia de decepções... Às vezes, você pára toda a sua vida pra estender a mão a quem precisava de você. Mas depois percebe que nunca ninguém pôde fazer o mesmo por você porque todos estavam ocupados demais. Todos estavam ocupados demais para estender a mão para você ou mesmo para perceber que tudo o que você mais queria naquele momento era um telefonema ou um abraço.

A gente vive e percebe que ninguém é capaz de parar pra ver tuas necessidades. Eu me lembro da velha lição cristã do amor incondicional... e eu esperava poder cumprí-la. Acreditei que poderia amar sem nunca receber nada em troca. Mas isso é ilusão... no fundo, no fundo, eu quero uma retribuição. Será que isso é tão errado?

E de tanto amar sem esperar nada em troca, percebo que me anulei um pouquinho mais a cada dia que passava. O amor me consumia, exigia de mim um desprendimento que eu, como simples mortal, não conseguia ter. E com um leve desespero constatei que de tanto amar sem esperar nada em troca, eu estava mais triste do que nunca. Estava amando tendo por companhia constante o brilho melancólico no olhar e um sorriso de resignação.

Você pára e pensa que tudo o que sempre quis era estar bem (só isso: sentir-se bem). E ao se doar daquela forma, você se sentia bem mas um pouco triste porque essa doação parecia vã. Descobre que as pessoas acreditam que você não fez mais do que sua obrigação.

Você descobre que o que mais pediu para os outros foram "desculpas" e que ninguém nunca se desculpou com você. Descobre que amou fortemente as pessoas, mas as pessoas não querem ser amadas por quem elas não amam. E então você percebe que a lágrima mais sincera que você verá em toda a sua vida é a que se vê na imagem do espelho...

5 comentários:

Anônimo disse...

Olha Luiz, acho que você estava aqui em casa ontem, ouvindo uma conversa que tive com uma amiga - num café - aquele meu café que é, seguramente, o melhor do mundo... rs
Então, eu creio que há uma banalização do amor, tá demais... talvez, não do amor, mas do "eu te amo".
O mais complicado pra mim não é nem almejar a "troca". Creio que querer do outro a recíproca é normal, pra nós, pobres mortais. O que me incomoda é mesmo essa banalização da fala. Sabe por quê? No primeiro "não", no primeiro "desacordo" de opniões o "eu te amo" não sai e, se sai, sai alquebrado.
Tento, de uns tempos pra cá, tirá-lo do meu dicionário cotidiano, pra que ele volte a ser o mais sincero possível. Tomara que eu consiga essa proeza!

Não te acho frio, ao contrário, vejo em você, alguém que vive o amor.

Isso que fiz agora é, praticamente, um post... rs
beijos

Anônimo disse...

Querido! Há tempos não passava por aqui. Divino! Simplesmente! Amei tudo! Legal que agora temos a oportunidade de deixar nossos comentários. Ana

Anônimo disse...

Eu ontem passei por aqui, fiz um enorme comentário.. e o blogger simplsmente engoliu ele =(
aí eu me stressei e foi embora pra não xingar ele =)
Mas agora voltei pra agradecer tua ida ao meu kantinhu, e comentar (de novo =/)
Primeiro, da maneira como eu vejo sentimentos expressos aqui nunca concordaria com o titulo de "frio" pra ti... uma pessoa visivelmente sensivel... não ser meloso não quer dizer frio... e se olhar pelo teu angulo... realmente torna mais especial as demonstrações de carinho... quanto a não receber de volta moço..(e pode me chamar de intrometida) talvez às pessoas a tua volta retribuam sim... mas da maneira que sabem, ou que podem...acabou de dizer que as vezes é taxado de frio. o que não é... pq? pq ta maneira de sentir, e demonstrar talvez não seja entendida.. não é?
eu acho que dizer com mais facilidade um "eu te amo" não quer dizer que esteja banalizando, existem muitas maneiras de amar.. amigos... filhos...amor entre homem e mulher... o q não quer dizer que não seja especial... e que tu não saiba diferenciar...(minha opinião)
tem pessoas que confundem encantamento, atração, carencia, e paixão, com amor... mas tb se elas querem dizer q amam ao invéz de dizer te adoro, será mesmo que quando encontrarem o amor de verdade não vão saber a diferença???
Talvez não... mas não se pode generalizar.. tu sabe como sente... e prefere só declarar isso quando é algo certo... ótimo... mas nãose pode querer que nossas verdades sejam a verdade dos outros né???
Beijão moço... e desculpe se fui chata... ;)

Anônimo disse...

Minha amiga Nani nunca é chata, né Luiz? Falou tão lindo de você... eu achei. Falou tão lindo do amor... ai ai

Anônimo disse...

hum... tem alguma coisa aqui que parece que eu conheço, viu?!
rss