sexta-feira, julho 31, 2009

Savoir-vivre


Há uma expressão que denota aquela sabedoria apreendida e que nos permite bem-viver, curtindo os prazeres que a vida oferece. Sempre gostei de expressões em outras línguas... desta forma, é como se eu expandisse também o meu conhecimento do mundo. Será que existe uma palavra em português que expresse o mesmo que "savoir-vivre"?

Bem, lembrei disso porque nestes meus últimos dias de férias, tenho tentado fazer aquilo que sempre quero fazer e nunca faço por falta de tempo. Hoje assisti dois filmes no cinema em sequência. Faz um tempo que não fazia isso...

Coincidentemente, os dois filmes me fizeram pensar sobre este termo: "savoir-vivre". Dois filmes, duas origens diferentes (um filme japonês e outro, francês), duas culturas. Meios diferentes de dizer a mesma coisa.

O filme japonês é "A partida" de Yojiro Takita (e eu recomendo fortemente). O filme francês é "Paris" de Cedric Klapisch (o mesmo diretor de "Albergue espanhol" e "Bonecas russas").

Em "A partida", usa-se o contraponto da morte para falar da vida. Há momentos tragicômicos, há momentos em que chorei bastante. Um filme delicado, envolvente e deliciosamente catártico. Há tantas nuances ali... tantas lições que se pode apreender: desde "é preciso perdoar para seguir adiante" até "dê valor aquilo que é importante quando realmente é tempo".

Os rituais de despedida sempre são tristes para os que ficam. Mas, de uma certa forma, o filme reforçou minha crença de que a morte é um momento natural.

Em "Paris" sente-se aquela cacofonia típica das metrópoles. A cidade é parte principal no enredo que congrega várias estórias que se entrelaçam. Da aluna cuja falta é unir beleza e juventude em demasia, do bailarino que se descobre com uma doença fatal, do feirante que busca superar a separação, do engenheiro que se incomoda por ter uma vida normal, do historiador que não acredita em psicanálise e vai ao psicanalista... Nesta multidão de vozes anônimas umas para as outras, percebe-se a ansiedade de se viver.

Acho que estou meio filosófico ultimamente...

Nenhum comentário: