domingo, julho 19, 2009

Diário de viagem: Na Rio-Santos

A comemoração do meu aniversário deste ano não foi marcada por festas nem por brindes em bares nem por bolos e velas. Comemorei da forma como sempre quis: viajando e vendo novas paisagens, sentindo novos ventos, provando novos sabores e aromas.

Peguei emprestado o carro da Zilda, ganhei a companhia do Julio, da Marina e do Nabor e tomamos o caminho da Rio-Santos. Fazendo a linha do litoral paulista e carioca. A idéia era seguir pela estrada e curtir os dias do feriado de Corpus Christi fazendo paradas onde quisesse.

O resultado compartilho agora...

DIA 1

Saída de Sampa. Perdidos no caminho. Sol nascendo. Primeira parada: posto de gasolina para ir ao banheiro. Segunda parada: mirante na Mogi-Bertioga. Cachoeira e totens esquisitos. Parada na Barra do Sahy. Ninguém estava adequadamente vestido para praia. Caminhada pela vila. Seguindo viagem. Centro histórico de São Sebastião. Pessoas trabalhando na confecção dos tapetes de serragem. Sorvete Rocha. Guaraná Piracaia (numa garrafa reciclada de cerveja). Ubatuba. Projeto Tamar. Muitas tartarugas nos tanques. Peixe com banana. Chegada a noite em Paraty. Cachaçaria e uma receita estranha.

DIA 2

Dia nublado. Garoa o tempo todo. Centro vazio. Passeio de escuna. Mar esverdeado. Falta de coragem para mergulhar. Teatro de Bonecos. Temas polêmicos, muita técnica e trilha sonora harmoniosa. Jantar em restaurante tailandês. Ótimo refresco de hortelã.


DIA 3

Trilha pelas ruínas da Estrada Real. História, geografia, biologia, preservação patrimonial e ambiental. Tudo num único passeio. Final da trilha num alambique. Pequeno estresse: perda da carteira. Carteira reencontrada e intacta. Ida até Trindade. FInal de tarde fantástico. A caça pelo camarão-casadinho. Recomendo o quiosque Dito e Feito. Preço justo e prato bem feito.

DIA 4

Preparativos de retorno. Almoço no Quilombo do Campinho. Comida farta e barata. Parada na praia da Fazenda em Ubatuba. Frutas diferentes, faixa de areia deserta. Mata atlântica ao fundo emoldurando a paisagem. Back to reality. Segunda-feira é mais um dia de trabalho. E já sonhando com a próxima...

Nenhum comentário: