quinta-feira, julho 30, 2009

Jules et Jim


Há sempre uma lista de livros, filmes, peças de teatro, músicas que todos citam como clássicos ou referências. E sempre há aquelas listas dos 100 melhores ou dos imperdíveis... bem, eu juro que tento não me deixar conduzir por conta destas listas mas a curiosidade sempre fala mais alto.

E foi assim que fui pedir emprestado o DVD do filme "Jules e Jim" de François Truffaut. De Truffaut conheço algumas coisas... assisti "Os incompreendidos" e "A mulher do lado", e também "A história de Adele H.".

Dos cineastas da chamada Nouvelle Vague, acredito que seja o que mais tenha visto. Bem, mas sobre o que é o filme?

Basicamente é um filme que trata de amizade e de amor. Mas o amor numa perspectiva diferente: é possível amar com a mesma intensidade pesoas diferentes? Existe um amor absoluto que seja livre de ciúmes e hipocrisias?

O amor, por ser algo tão procurado, talvez seja também aquilo que possa mais nos frustrar. Algo intenso e contraditório.

O filme mostra isso abrindo com:

"Você disse, "Eu te amo", eu disse, "Espere". Eu ia dizer "Leve-me com você", você disse, "Vá embora".

Nenhum comentário: