terça-feira, julho 21, 2009

Diário de viagem: Minas Gerais

Feriado regional é ótimo. Ainda mais quando cai numa quinta-feira e tem emenda de sexta. Dia 09 de julho celebra-se a Revolução Constitucionalista de 1932 no Estado de São Paulo. Hora dos paulistas aproveitarem e conhecerem outros recantos...

Dia 1Chegada em BH pela manhã. Caminhada pela região do Centro.

Parque Municipal. Palácio das Artes. Museu de Artes e Ofícios. Museografia interessante. Praça da Liberdade. Um prédio que já evoca as curvas do Copan. Complexo da Pampulha. Igreja de São Francisco de Assis. Charmosa. Murais de Portinari. Azul, azul, azul. Casa do Baile. Uma pré-marquise do parque do Ibirapuera? Museu de Arte da Pampulha. Ótimas vistas. Exposição mediana. Chama minha atenção a obra do Francisco Poteiro. Chegada em Ouro Preto pela noite. Frio e ruas desertas.

Dia 2

Caminhada pelas ruas de Mariana. Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Museu Arquidiocesano. Destaque para a Fonte da Samaritana e para o São Benedito. Praça Minas Gerais. Igreja da Nossa Senhora da Conceição. Igreja de São Francisco de Assis. (curti os painéis pintados pelo Mestre Athaíde). Pelourinho. Casa de governo e prisão. Concerto de órgão na Sé. (dizem que é o único deste tipo em atividade na América). Trem para Ouro Preto. Algumas cachoeiras. Muitas áreas erodidas por conta da mineração. Em Ouro Preto, muita gente. Praça Tiradentes. Igreja Nossa Senhora do Pilar. (um exagero de detalhes. Muito dourado e muita coisa para se ver no teto e nas paredes e no altar). Museu de Arte Sacra (acho que o de São Paulo é melhor). Muitas ladeiras e aquele chão meio complicado de se caminhar. Museu da Inconfidência. Nova museografia interessante. Aspectos da vida em Ouro Preto nos tempos da inconfidência. Muitas peças de mobiliário e de arte sacra. (Vale a visita). Casa dos Contos. Uma antiga senzala. Sistema sanitário engenhoso. Coleção de moedas e medalhas. Perdido nas ruas de Ouro Preto. Igreja de São Francisco de Assis fechada. Fica para o dia seguinte.

DIA 3

Mariana pela manhã. Museu da Música. Esperava mais do que acabei vendo. Seminário São José. Topázios imperiais incrustados na escadaria externa. Igreja de São Pedro dos clérigos. Altar todo em jacarandá. Subida na torre do campanário. Parada para uma conversa com uma artista plástica de arte contemporânea. Descobrindo a história de Sinhá Olímpia Cota. Ouro Preto após o almoço. Horto dos Contos. (passeio rápido, mas que merece um bom tempo para apreciar a paisagem). Igreja São Francisco de Assis. (agora sim!). A "Capela Sistina" brasileira. Aleijadinho e Mestre Athaíde juntos. Casa da Ópera. O teatro em funcionamento mais antigo da América. Casamento na igreja de Nossa Senhora da Assunção. Parada no bar do hotel. Pastéis de angu e sucos. Chocolate quente na noite fria de Ouro Preto. Missa na Igreja de São Francisco de Assis. Jantar no restaurante Bené da Flauta. "Quem é muito no começo, chora de saudades no final". Festival de Inverno de Ouro Preto. Show de Milton Nascimento e a banda Lado B. Canções e partidas. Maria, Maria. Caçador de mim.

DIA 4

Muitas horas de viagem. De Mariana a BH. De BH a Inhotim. Centro de Arte Contemporânea de Inhotim. Vale a visita. Um parque com várias galerias e obras montadas no jardim. Burle Marx convive com Cildo Meirelles. Hélio Oiticica está bem pertinho de Matthew Barney. O pavilhão de Adriana Varejão é deslumbrante. Encerrando a temporada mineira com chave de ouro. De Inhotim a BH. Em BH dá tempo ainda de pegar uma quermesse. Cachorro-quente, canjica, refrigerante. Muitas horas até São Paulo...

Um comentário:

F. Bassetti disse...

Sim... só agora eu entrei por aqui. E é lindo... =)

Sdds moço que não vi!