terça-feira, julho 28, 2009

As veias abertas da América Latina


Há algumas leituras que faço por pura curiosidade. Ouço tanto falar de alguns livros que acabo querendo ler para poder ter uma opinião a respeito que parta de mim mesmo e não de resenhas nem de críticos. E foi assim que acabei escolhendo "As veias abertas da América Latina" de Eduardo Galeano.

O livro, escrito no final de 1970, é um documento histórico. Registra a manifestação de um pensamento claramente de esquerda com aqueles já tão conhecidos sermões contra o imperialismo capitalista. Ao falar sobre o período colonial da América Latina traz dados interessantes, apoiados em números e citações. Na evolução sobre a exploração pelo sistema capitalista dos países periféricos, dá certo foco ao poder das grandes corporações.

E nisso, sua mensagem coaduna com documentários recentes como "The corporation" e "Zeitgeist". Fica apenas uma curiosidade: será que o autor não se proporia a fazer uma nova versão atualizada, englobando fatos como a subida da China, Rússia, Brasil e Índia na economia globalizada? O que será que ele teria a dizer sobre fatos como a Embraer, empresa brasileira, superando a Bombardier, empresa canadense, no segmento de aeronaves médias? E sobre a expansão da Petrobrás na exploração dos campos de gás natural na Bolívia e na compra da YPF, estatal do petróleo argentino?

Nenhum comentário: