sábado, agosto 01, 2009

Aprendendo sempre


Rubem Alves é um autor que descobri nestes anos recentes. E em sua narrativa simples e sincera tem me feito pensar em muita coisa.

O primeiro livro que li dele era a experiência na Escola da Ponte (que já comentei há algum tempo atrás neste blog) no livro "A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir". Agora, veio "Aprendiz de mim - Um bairro que virou escola", livro no qual relata suas impressões sobre o Projeto Escola Cidade Aprendiz.

Ler sobre estas experiências educacionais sempre me faz ter a esperança de se chegar num mundo melhor. E é aí que está a doçura que apreendo destas minhas leituras destes livros do Rubem Alves: reforço minha crença de que mudar é possível. E isso também me inspira a seguir tentando fazer alguma diferença de alguma forma.

O projeto Escola Cidade Aprendiz traz uma série de iniciativas em educação para a cidadania, inserindo através de projetos de comunicação e arte a expressão de pessoas que geralmente não tem voz.

E Rubem Alves dá um vislumbre deste trabalho através das pessoas que constroem o projeto. Fica muita coisa pra mim desta leitura, mas destaco um trecho da conclusão do livro, um trecho no qual ele lembra algumas palavras de T.S.Elliot:

"Velhos homens devem ser exploradores, não importa onde... Temos de estar sempre nos movendo, na direção de uma nova intensidade, para uma união a mais, uma comunhão mais profunda, nos movendo através de uma desolação escura, fria e vazia, o grito dos sons, o grito do vento, as águas imensas, as gaivotas e os golfinhos: no meu fim está o meu início".

Um comentário:

Tita disse...

Oi Luiz!!!!
Que bom encontrar esse teu blog! Que bom ler coisas que vc escreveu. Aonde vc anda? Como está a vida?
Vamos nos falar e nos encontrar?
Super beijo!
Cris Lopez