quarta-feira, julho 29, 2009

O grupo Baader-Meinhof


Na minha ignorância, sabia apenas que o grupo Baader-Meinhof era um grupo terrorista alemão e que tinha sido citado no título de uma música do Legião Urbana ("Baader-Meinhof Blues", aquela do "afinal amar o próximo é tão demodê").

Hoje fui assistir o filme "O grupo Baader-Meinhof". Foi algo bem instrutivo e que me instigou a buscar um pouco mais sobre a hístória do grupo. Para quem quiser mais, é só clicar aqui.

De uma certa forma, o filme me fez refletir sobre o uso da violência (que ainda continuo achando injustificável. Sou daqueles que acredita que violência traz mais violência num ciclo vicioso) e sobre a ansiedade da juventude em mudar o mundo.

O ímpeto em agir e mudar o status de muita coisa... talvez haja testosterona demais. Lembrei de uma fala de um personagem do filme "Edukators" (um filme fantástico): ele que já tinha sido líder estudantil e participado dos eventos de 68, agora se msotrava um pai de família integrante da burguesia. Explicava para os que o sequestraram que ele também pensava da mesma forma que eles quando tinha a idade deles, mas depois com os filhos e as responsabilidades, acabou repensando muita coisa.

Será que é algo realmente cíclico?

Nenhum comentário: