sexta-feira, dezembro 08, 2006

Pirata

Ultimamente tenho descoberto muitas coisas. Um desenho japonês do Hayao Miyazaki que nunca foi lançado aqui no Brasil. Músicas de uma missa indígena feita pela Marlui Miranda. Um CD do Karnak, banda que nem existe mais, e que eu curto bastante. Um filme espanhol de diretor desconhecido e que não foi lançado em DVD aqui no Brasil. Graphic novels de uma série que foi lançada mas que não chegou até o final.

Com casos assim, fica difícil tentar se manter atualizado sem ter que desembolsar alguns dólares (ou euros). E para mim, que não ganho nem em dólares e muito menos em euros, manter-se atualizado com o que você curte fica mais difícil ainda.

Dizem que a internet veio como forma de democratizar informações. Sem dúvida alguma. Se não fosse pela internet e os milhões de instrumentos para garimpar (sim, porque existe também muito lixo "democratizado" na internet), todas estas obras estariam ainda obscuras para mim.

O que eu faço é ilegal? Será que isso é pirataria? Mas se eu busco um conteúdo com o fim apenas de conhecer e sem finalidade comercial, isso configura pirataria mesmo assim?

Lá na Bienal de artes de São Paulo, uma obra evocava a discussão entre o copyright e a pirataria. O mote era "conhecimento e informação não tem donos". A criação de conceitos como o "copy-left" e o "creative commons" dão a mim um alento de que estamos caminhando para uma solução pacífica para o acesso a todas as informações.

Basta agora as indústrias culturais deixarem a ganância de lado e querer entrar em acordo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pirata - o nome do CD de Maria Bethânia... iêêê.
Olha só, penso que conhecimento e informação não têm dono mesmo... e que cada um construa o seu capital intelectual, né? ele sim, tem valor... e como dizem os contadores, o mais intangível dos intangíveis... o tal goodwill (cê sabe que não sei patavina de nada de inglês, mas creio que é assim que se escreve.
Olha só, se eu fosse te contratar pra trabalhar pra mim, não saberia como arrumar euros pra adquirir esse intangível...