quinta-feira, dezembro 07, 2006

Permacultura


Quem já me lê há um bom tempo sabe que o meu "ponto fraco" (ou ponto forte, depende de quem vê) é a curiosidade. Tenho em mim este desejo de aprender, de saber sempre mais. E foi isto que me levou a transitar pelas mais diferentes "tribos" e pelos mais diversos assuntos.

Recentemente, recebi o e-mail de uma amiga geógrafa divulgando um evento relacionado a Semana de Geografia da PUC. O evento era um mini-curso de dois dias para falar sobre a permacultura.

Imagino que vocês, assim como eu fiz, estejam perguntando o que é permacultura.

Permacultura é um termo que vem da junção de duas palavras: cultura e permanente. O termo, desenvolvido pelos australianos Bill Mollison e Davi Holmegren em 1974, define uma ética de trabalho com espaços e ambientes de forma sustentável.

O que aprendi neste mini-curso é que a permacultura é um método transdisciplinar que integra várias áreas do conhecimento humanos (agricultura, arquitetura, engenharia, paisagismo, economia, educação...) com o objetivo de criar ambientes humanos sustentáveis.

Não sei se foi o ambiente do curso ou se foram os palestrantes. Mas ultimamente, tenho me visto tão interessado em me aprofundar neste conhecimento. Talvez porque tenha percebido na filosofia da permacultura uma forma de solução para vários problemas atuais.

A imagem que ilustra este post é o símbolo da permacultura: um ourobouros (a cobra que morde a própria cauda, mostrando o ciclo de início-fim-reinício) circundando a árvore da vida.

E acho que esta abordagem de se buscar a harmonia com os outros e com o espaço em que estamos é significativa para todos hoje.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas que imagem parece meio psicodélico, parece...

(Numa rápida olhada me pareceu alguma capa perdida de algum grupo dos anos 60!)

Anônimo disse...

Tudo agora gira em torno do desenvolvimento sustentável, né?
E quem sabe assim, o homem consegue consertar uma pouco as burradas que fez ao longos dos séculos???
Achei esse babado de permacultura interessante, quero ler algo sobre, depois.

Anônimo disse...

Gente!
Eu nem conhecia isso...
Só vc mesmo e essa sua curiosidade!
beijo