quinta-feira, dezembro 28, 2006

Idéias ecológicas pairando no ar

Pude conferir nestes últimos dias dois filmes: Nausícaa do Vale dos Ventos e Uma verdade inconveniente. Curiosamente, os dois filmes tem um forte viés ecologista.

Nausícaa do Vale dos Ventos é uma animação do mestre japonês Hayao Miyazaki, referendada inclusive pelo WWF - World Wild Fund, e foi classificado no IMDB - Internet Movie Database como uma das 50 melhores produções em ficção científica no cinema.

Numa Terra já degradada pela crescente industrialização, apenas poucas regiões sobreviveram como adequados para a sobrevivência humana. O Vale dos Ventos é um destes lugares a beira do deserto morto. Nausícaa é uma princesa do Vale dos Ventos, com caráter pacifista. O mais interessante é que a paz buscada por Nausícaa não é apenas a paz entre os homens, mas também a paz entre as espécies que habitam o planeta.

Esta produção lembra em muito na temática, o desenho Princesa Mononoke (que aparece na imagem deste post). Muda-se apenas o tempo em que ocorrem as ações. O viés ecológico é o mesmo. Infelizmente, nenhum dos dois desenhos foi lançado aqui no Brasil. Mas, ainda bem que a internet existe e que há recursos que me garantem este acesso.

O outro filme que assisti foi o documentário Uma verdade inconveniente, protagonizado pelo ex-vice-presidente americano Al Gore. O documentário gira em torno da discussão sobre o aquecimento global e suas conseqüências.

Al Gore demonstra uma grande capacidade de abordar o assunto, pintando com tintas realistas e demonstrando uma ponta de esperança na solução do problema. Como ele mesmo pontua, as soluções requerem mais vontade política do que qualquer outra coisa.

Os dados de pesquisas científicas (mostradas a exaustão no documentário) mostram algo que não pode mais ser negado. Desde fotos de satélite que retratam uma dramática redução nas calotas polares a gráficos mostrando a relação entre a concentração de monóxido de carbono e o aquecimento global.

Em alguns momentos, o documentário soa como uma grande propaganda eleitoral. Esqueça estas partes e atenha-se apenas na exposição dos fatos. Este é um filme extremamente educativo.

O mais interessante nisso tudo é que estas idéias de cunho ecológico-preservacionista tem me cercado cada vez mais. De um mini-curso de permacultura a notícias sobre "apartamentos verdes". E agora, de repente me deparo com estes dois filmes que debatem (em diferentes graus) a questão. Será que devo enxergar nisso algum sinal?

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa imagem da princesa aí me fez recordar o pequeno príncipe. Eles não têm os mesmos traços? Ou estou viajando???
Adoro ler você dizendo de filmes que assistiu.
Acho tão chique...