sexta-feira, dezembro 22, 2006

Cultura inútil: o número googol

Detesto esta correria nas ruas. Todo mundo sintonizado nas compras de Natal. Eu nunca curti muito este clima de final de ano. Um clima misto de desespero e obrigatoriedade de sentimentos. Desespero porque parece que todos se dão conta que o ano está acabando e desejam realizar em poucos dias aquilo que deixaram de fazer durante o ano inteiro.

Obrigatoriedade de sentimentos porque há aquele clima meio compulsório de "harmonia" e "felicidade". E aí vem todos aqueles amigos-secretos e festas de final de ano da empresa. Como se aquela velha rixa entre você e o gerente que infernizou sua vida durante o restante do ano, tivesse que ser esquecida. Pior só aquelas pessoas que passam na porta de casa esperando alguma "caixinha" de Natal. E vem o lixeiro, o carteiro, o zelador, o segurança da rua... todos querendo o seu quinhão.

Será que eles também não recebem décimo terceiro? Aliás, décimo terceiro salário? O que é isso? Para mim que estou como autônomo, não tenho nada disso. Acho que era eu quem tinha que pedir uma "caixinha" de Natal para eles.

Enfim, passada esta leve revolta com o clima totalmente distorcido destas festividades de final de ano, voltemos a programação normal.

E como não quero ser sério sempre, acabo também descobrindo coisas inúteis. Olha só... hoje, eu descobri o número googol.

E que raios seria este número googol? Bem, simplesmente é um número 1 seguido de 100 zeros. O equivalente a isso:

1 googol = 10100 =
10,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000


Este termo foi popularizado pelo matemático Edward Kasner (e quem disse que os acadêmicos fazem apenas coisas úteis?) e mais tarde serviu de inspiração para Larry Page.

Quem é Larry Page? Um dos fundadores do buscador Google!! Ah-há... E é justamente isso que você está pensando. Google veio do termo googol.

2 comentários:

Anônimo disse...

hehehe
Achei um companheiro de pensar como eu.
Comparo essa alegria forçada com a do carnaval, sabia?
Nunca suportei aquele tumulto no carnaval, todo mundo rindo bêbado, abraçando todo mundo e depois ressaquiado chorando só...
urrgghhhh
Ia postar algo meio parecido com isso no meu bloguinho, mas não saberia dizer como você disse, aí vou largar pra lá...rs
beijocas Feliz Natal, com saúde e paz, paz de espírito, paz no coração... É disso aí que eu gosto no dia DELE.

Jak disse...

Xi, é o googol que está quebrando o seu blog! Peste de número grande, né? Só podia ser coisa de nerd! XD