quarta-feira, dezembro 27, 2006

Gosto de Natal


Por que será que este período de festas de final de ano tem gostos completamente característicos? Na ceia de Natal da minha família sempre tem um lombo recheado que minha mãe prepara.

Um sabor tão associado a minha família e a final de ano que mesmo quando minha irmã estava no Japão, lembrava com saudades. Sabores acabam tendo uma relação afetiva muito forte.

Ceia de Natal na minha família tem gosto de lombo recheado e de alguma outra receita nova introduzida (sim, porque senão fica repetitivo demais). A receita nova deste ano era um chester ao molho tailandês e um pastel de forno com massa de batata.

E nos gostos tradicionais, ainda tem cereja e castanha portuguesa. Um luxo que nos permitimos ao menos uma vez ao ano. risos. Por que será que são itens tão caros: Bem, de qualquer forma, acabam fazendo parte do rol de sabores esperados durante o ano inteiro.

Preparar a ceia de Natal, ao menos da minha família, segue toda uma movimentação quase ritualística. Da limpeza de toda área onde vai acontecer a ceia ao preparo dos pratos. E olha que a ceia nem reúne tanta gente assim. Apenas meus pais, eu e meus irmãos.

Mas acho que é um dos poucos momentos onde todos estão reunidos sob um mesmo teto e trabalhando em algo comum. Engraçado... talvez isso devesse acontecer mais vezes durante o ano, mas invariavelmente, no restante do ano, estamos tocando nossas vidas individualmente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho tão chique tudo isso, esses rituais, essas comidas preparadas pra uma festa mais que especial.
Adoro castanha!!!

Jak disse...

Gosto de ouvir os outros falarem das suas ceias de Natal. Soa completamente estranho pra mim porque a minha tradição de Natal se resume a ficarmos eu e minha irmã sozinhas em casa assistindo TV ou fazendo qualquer outra coisa banal. Ceias com mesa farta e a família toda reunida são coisas que eu geralmente só vejo na TV. hehehe

Um dia ainda vou ter uma familia grande e unida o suficiente para fazer as minhas próprias ceias de Natal. =)

Bom ano Novo! =)

Jak disse...

Ah, esqueci de te avisar que o seu blog tá aparecendo quebrado aqui pra mim. Beijo!