segunda-feira, maio 04, 2009

Diários de viagem: Curitiba


Dia 1: Chegada a Curitiba numa madrugada fria. Hotel Vernon. Algumas horas de sono. Ônibus turístico. Vista panorâmica da cidade. Frio e garoa. Museu Oscar Niemeyer. Muitas salas de exposição. Exposições variadas: cerâmicas dos povos nativos da América do Norte, obras das pessoas em tratamento psiquiátrico sob acompanhamento da Nise da Silveira, acervo de pinturas de paisagens do Museu Soumaya, telas de Portinari da coleção Castro Maya, pinturas de Sérgio Fingerman. Bosque do Papa, casinhas de madeira cenográficas. Parada na Universidade Livre do Meio Ambiente. Antiga pedreira, bosque e construção integrada a paisagem. Ópera de Arame e pedreira Paulo Leminski. Caminhada noturna pelo centro da cidade. Largo da Ordem. Praça Tiradentes. Jantar no shopping Estação. Antiga estação ferroviária convertida em shopping center. Cozinha japonesa, chinesa, malaia e tailandesa.


De Curitiba a Morretes. Litorina de luxo. Será que no Orient Express é assim? Paisagens deslumbrantes da Serra da Graciosa. Em Morretes, feira de artesanato, construções históricas e passeio no rio. De Morretes a Antonina. Desta vez, numa van. Pausa para almoço típico: barreado. Caminhada pela cidade. Refrigerantes estranhos: marca Cini, sabores abacaxi e framboesa. De Antonina a Curitiba. Percurso numa estrada dos tempos do Brasil império.


Último dia. Caminhada do hotel até o Jardim Botânico. Museu Botânico, exposição de orquídeas, jardim dos sentidos, jardim de plantas regionais, estufa. O que chamou mais a minha atenção foi uma casa de joão-de-barro instalada em cima de um poste de iluminação numa das alamedas do jardim. Próxima parada: Memorial Ucraniano. Construção toda em madeira. Exposição de pessankas. Mirante da torre panorâmica da Brasil Telecom. Fila e uma certa decepção. Curitiba parece ser mais verde ao sul e ao oeste. Almoço no Saanga Grill. Não achei nenhum livro da Helena Kolody na Megastore da Livraria Curitiba. Espaço Perfume do Boticário. Exposição interessante: o ato de se perfumar é o fio-condutor para mostrar as mudanças na sociedade. Aperte um botão e sinta os aromas. Volta para São Paulo.

Um comentário:

Mariana Alcântara disse...

Nossa, só de ler me pareceu uma viagem bem prazerosa.
Tenho muita vontade de conhecer Curitiba, quem sabe nas minhas férias.
Bom lê-lo novamente!