terça-feira, abril 28, 2009

Persepolis


Dizem que japonês é tudo igual... e para as outras etnias diferentes de nós, temos a propensão a igualar todos num grande grupo. Então, quando falamos em negros, esquecemos da diversidade dos povos e da identidade cultural: bantos, zulus, nagôs, malineses, etc. E quando comecei a ler a introdução do livro "Persépolis", percebi que tendia a fazer o mesmo com os árabes.

Só na introdução descobri que os iranianos representam os antigos persas e que o povo persa passou por diferentes dominadores. Uma aula básica de história só nas 3 primeiras páginas.

No restante do livro, Marjane Satrapi introduz a sua hístória. Do ponto de vista de uma iraniana que viveu a revolução islâmica e nos mostra nuances desconhecidas. A linguagem de quadrinhos torna a leitura atraente e fluida.

Uma obra que vale a pena ser conferida. E, diferentemente do que aconteceu em "O livreiro de Cabul", onde uma jornalista ocidental mostrava seu ponto de vista na convivência com uma família afegã, aqui temos o ponto de vista de quem realmente participa desta cultura e que teve as dificuldades para se adaptar no mundo ocidental.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi querido Louis!
ADOREI o seu blog!!! Já virei fã!!!
Super beijos e saudades,
Veka