terça-feira, maio 05, 2009

Sinédoque Nova York


Charlie Kauffman chamou a minha atenção. Primeiro com "Quero ser John Malkovich". Depois com "Adaptação". Ambos os filmes dirigidos por Spike Jonze davam uma mostra do turbulento mundo e uma certa coragem em histórias pouco convencionais.

Depois veio "Brilho eterno numa mente sem lembranças", que até conseguiu me fazer ter simpatia por Jim Carrey. E agora, esperava com muita ansiedade o filme que o roteirista de todos estes filmes anteriores lançava como diretor-roteirista.

O elenco é impecável: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Michelle Williams, Samantha Morton, Emily Watson e Dianne Wiest. Todos numa trama que flerta com a metalinguagem das artes cênicas. Um diretor-escritor que resolve montar uma peça sobre a própria vida, numa viagem egocêntrica de auto-descoberta e busca de redenção.

Um tanto maluco, um tanto melancólico. Não consigo avaliar muito bem... Se gostei do filme? Realmente não sei. Posso dizer que não desgostei. Há um certo sabor corrosivo e pontos demais para se refletir. Não é uma diversão leve. Mas para quem quiser delirar um pouco em pensamentos, este é o filme.

Nenhum comentário: