domingo, maio 17, 2009

Sabores desconhecidos


Quando viajo, adoro ver feiras livres e mercados. Aquelas cores e aromas, vegetais diferentes, sabores ansiando por serem descobertos. Lembro que quando fui na Feira Boliviana, fiquei curioso com aquele mingau estranho de cor vinho, que depois descobri ser feito de um milho com os grãos negros.

Quando fui para Natal, provei da cajuína (aquela que o Caetano cantava "a cajuína cristalina em Teresina") e curti bastante. Recentemente, aqui pertinho de casa, descobri uma sorveteria que vende picolés de frutas exóticas. Lá pude provar um refrigerante feito a base de mate (o Mate Chimarrão Libra) e vários picolés de sabores estranhos.

Hoje provei o picolé de mutamba (a imagem deste post é o da fruta). Tem um gosto que me lembrou uva-passa. E nas minhas idas anteriores, já tinha tinho a oportunidade de provar outros sabores: cajá-manga (azedinho), gabiroba, tamarindo (não gostei muito), pequi (cremoso e suave), mangaba (azedinho e suave) e umbu.

E, pelo o que vi, há uma lista grande ainda de sabores para descobrir...

Nenhum comentário: