segunda-feira, janeiro 08, 2007

Cultura inútil: Momofuku Ando

Você sabe quem é Momofuku Ando? Nem eu sabia até ler uma notícia de que ele faleceu nesta última sexta-feira (dia 05) aos 96 anos.

Pois bem, Momofuku Ando foi o inventor que forneceu a solução para todos os neófitos das artes culinárias e aos apressados de plantão que precisam de algo rápido para comer.

Ainda curioso para saber quem foi ele e o que ele inventou? É só ler a matéria abaixo que foi retirada da Folha Online.

........................

O inventor do macarrão instantâneo e fundador da Nissin Food Products, que produz o miojo no Brasil, morreu na última sexta-feira no Japão aos 96 anos após sofrer um ataque cardíaco.

Momofuku Ando teve a idéia de criar o macarrão instantâneo após a 2ª Guerra Mundial ao perceber que as pessoas passavam muitas horas na fila para comprar alimentos no mercado negro devido ao racionamento.

Ele fundou a Nissin e criou o "chicken ramen", um macarrão instantâneo que se tornou bastante popular no Japão em 1958.

Ando também inventou em 1971 o "cup noodle", um outro tipo de macarrão instantâneo em que água quente é despejada dentro do copo de plástico da embalagem e amolece antes de ser comido.

Devido aos preços baixos e ao fácil preparo, o "cup noodle" fez tanto sucesso que passou a ser vendido ao redor do mundo.

Ando permaneceu bastante ativo mesmo na velhice. No ano passado, ele apareceu na televisão para promover uma versão do "cup noodle" desenvolvido para alimentar os astronautas do ônibus espacial americano Discovery.

Costumava também fazer aparições públicas freqüentes, quando aproveitava para devorar os pratos que ele mesmo criou.

Ando nasceu em Taiwan em 1910, quando o país vivia sob ocupação japonesa. Já jovem, ele se mudou para o Japão e dirigiu várias empresas antes de se tornar o inventor de uma das mais populares comidas do mundo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Put´s.. eu amo esse homem e nem sabia que ele ainda estava vivo.. se bem que agora não está mais...
Eu amo miojo.
Bjs

Jak disse...

Miojo não é tudo, mas já salvou minha pátria inúmeras vezes! heheh

Beijos

Anônimo disse...

Não vou dizer que fiquei com vontade de comer de novo aquele miojo transgênico, mas bateu uma saudade da época em que adorava esse troço...

Anônimo disse...

odeio miojo...
ahahaha
Que ele se fiiiiiiiiiiii...hahaha