segunda-feira, janeiro 29, 2007

Ayahuasca: Coletando informações e relembrando experiências anteriores


Minha curiosidade é o motor que me impulsiona para muitas coisas. Minhas ações, minhas leituras, meus estudos... tudo movido pela curiosidade. Aquela vontade de saber mais e, mesmo que a experiência não seja boa, ao menos descobri que aquilo que provei ou vi ou tentei não era bom.

Se eu tiver que falar de alguma coisa, que eu fale com conhecimento de causa.

Pois bem, neste início de ano fui convidado para participar de uma cerimônia de cunho espiritual que envolvia o uso da ayahuasca.

Para quem não sabe, a ayahuasca é um chá preparado com o cipó mariri (ou caapi) e as folhas da chacrona. O nome ayahuasca vem de uma palavra de origem quéchua e significa "cipó dos espíritos".

O nome faz uma referência direta ao uso em cerimoniais religiosos de tribos indígenas da região amazônica. Desde os anos 50, algumas seitas religiosas tem divulgado o uso da ayahuasca: o Santo Daime, a UDV - União do Vegetal e a Natureza Divina.

Ao ser convidado, várias perguntas vieram. Será que faz mal a saúde? Em que será que isso afeta o meu corpo? Será que vou ter algum descontrole depois da ingestão?

Minha relação com drogas é até um pouco conservadora. Nunca fumei cigarros. O vício da nicotina nunca me atraiu. Aliás, nem bebo café também (a cafeína é outro vício ao qual não fui atraído também).

Curtia sim algumas bebidas alcóolicas, mas nunca fui daqueles que bebia demais. Parei por conta de um problema de fígado. Adorava um vinho, uma caipiroska de lichia, um gin-fizz, um mojito com muita hortelã...

Maconha? Provei algumas vezes mas nem sinto muita coisa. Por isso nem me atrai. Quando estive em Amsterdã, até entre num daqueles "brown coffees" e vi com curiosidade o cardápio de "baseados". Provei apenas um "space cake" e posso dizer que minha experiência foi "pirante".

Na semana passada surgiu a oportunidade de provar a ayahuasca. E o motorzinho da curiosidade começou a acelerar...

2 comentários:

Jak disse...

Ok. Ok. Você conseguiu. Me deixou curiosa... Agora chega de brincadeira e conta logo o resto! XD

Anônimo disse...

Sua frase "Se eu tiver que falar de alguma coisa, que eu fale com conhecimento de causa."
Olha lá, hein? isso é perigoso pra caramba...
Ah, eu falo um monte de coisa que não conheço... acho que sou mais normal.
Bacana ser assim, curioso como você. Eu até sou, mas me basta o relato - muitas vezes - do outro...rs
Neste caso, me bastou seu relato!!! rs