quinta-feira, janeiro 11, 2007

Cultura inútil: Iwao Takamoto

Não sabia que ler obituários poderia ser tão informativo. risos. Desta vez, descobri que nesta última terça-feira (dia 09/janeiro) morreu Iwao Takamoto.

Quem foi Iwao Takamoto? Bem, ele foi responsável por povoar o mundo de muitas crianças (e alguns adultos) nos anos 80. O que foi que ele fez?

A notícia abaixo foi retirada do site Blog dos Quadrinhos.

..........................................

O criador do personagem Scooby-Doo, Iwao Takamoto, morreu de ataque cardíaco em Los Angeles, nos Estados Unidos. O falecimento foi na segunda-feira, mas só foi divulgado hoje. Ele estava com 81 anos.

Takamoto trabalhou em duas grandes empresas de animação. Foi assistente dos estúdios Disney logo após a Segunda Guerra Mundial. Desde 1961, atuava para a Hanna-Barbera, onde criou o medroso cachorro Scooby-Doo. Takamoto ocupava o cargo de vice-presidente de desenho criativo da empresa.

A morte dele ocorre menos de um mês depois da de Joseph Barbera, co-criador de desenhos clássicos, como Flintstones e Zé Colméia.

Nos quadrinhos, Scooby-Doo já passou por várias editoras. Atualmente, é publicado pela Panini.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu adorova o Scooby-Doo.
Cê falando em ler obituários, te contar.
Uma vez eu estava em Brasília, e num churrasco na casa de um dos meus irmãos.
Muitos jornais por lá.
Eu peguei um, e assim, do nada, abri na página de falecimentos.
Luizzzzzz, cê não tem noção. O que eu ri... eu chorei de tanto rir, chamei a atenção de todo mundo e fui ler as notas por povo... Foi uma piada. Estranho, nunca mais tinha lembrado disso, foi em 2004, creio...
Genteeeeeeee como eu ri...
Pega um jornal desses grandões procê ver... cê não tem idéia...rs