domingo, novembro 05, 2006

No cinema, cale a boca!

Em tempos de Mostra, impossível não ficar intoxicado com a atmosfera do cinema. O que acontece é que mesmo não conseguindo ir a filmes da Mostra, acabo querendo ir ao cinema.

Incrível ver as diferenças entre um público cinéfilo e um público ordinário. Em qualquer sessão da Mostra Internacional, sente-se um respeito imenso pelo trabalho que está sendo exibido. O público inteiro mergulhando para dentro da história exibida no filme. Reações atentas a cada imagem. Risos certeiros nos momentos adequados.

Nesta semana fui conferir "O arco", filme do diretor coreano Kim-Ki-Duk. Descobri este cineasta muito recentemente e já pude assistir alguns de seus filmes. Em todos, percebe-se um recurso muito comum: o silêncio.

Em todos os filmes, a comunicação se dá mais através da sutileza de olhares e gestos do que pelas palavras. Normalmente, em seus filmes, as personagens principais não falam (por vontade própria).

Num filme destes, em que o silêncio é extremamente significativo, pressupõe-se que o público acompanhe e mergulhe nesta intenção de silêncio e de introspecção. Infelizmente, eu ainda espero demais dos outros.

A fileira de cadeiras diante de mim foi toda ocupada por adolescentes. Eu, em meus preconceitos, pensei: "Que saco! Aposto que vão ficar conversando o tempo todo!". E já fui preparando o meu espírito para ter que pedir silêncio. Atrás de mim, alguns casais e, exatamente atrás de mim, um casal de velhinhos (por "velhinhos" entendo gente acima dos 60 anos).

O que se deu durante a exibição do filme foi o seguinte: os adolescentes se comportaram muito bem (só fizeram comentários na parte em que se sugeria um ato sexual) e o casal de velhinhos ficou comentando absolutamente tudo em voz alta, da roupa da protagonista a críticas descabidas sobre as atitudes das personagens.

Num filme em que o silêncio é parte integrante do filme, num filme em que o caráter simbólico dos atos é essencial, como é que tem gente que não se controla e guarda os comentários para fazer após o filme?

Aff... Não apenas eu, mas muita gente, pediu silêncio durante a exibição. O pior é que eles não se calavam. Melhor colocar um cartaz logo na entrada da sala: Durante o filme, cale a boca!

2 comentários:

Fabricio disse...

Porra.. eu tenho passado mal com seus posts sobre a Mostra. A Mostra parece aquele velho amigo que encontramos vez por outra e ficamos no "vamos combinar de fazer alguma coisa". Eu fico puto comigo. =)

Beijo

Anônimo disse...

Luiz, odeio comentários durante "assistição" de qualquer coisa, sabia? Seja cinema, TV, Teatro, ou mesmo uma palestra e reunião...
Nisso, meu ex marido e eu combinávamos muito bem, eu amava assistir filmes, corridas, qualquer coisa com ele, em compensação arrumei um bofe que comentava tudo, era um saco e eu, junto, passava com um casal de "velhinhos", mas juro, ele comentava com ele mesmo... urgghhh