quinta-feira, junho 01, 2006

Computadores, arte interativa e catálogos criativos

Semana passada (sim, estou atrasado nos meus relatos)... Mas há tanta coisa acontecendo que se fosse postar tudo de uma vez, cada post viraria uma carta.

Mas voltando... semana passada fui a um evento na FAAP sobre arte interativa. A exposição se chama iNova e mostra as possibilidades do uso de recursos tecnológicos no campo da criação de obras de arte.

Aliás, a FAAP está de parabéns pelas exposições que organiza. Além de serem gratuitas, primam pela qualidade das montagens.

Na iNova, a maior parte dos trabalhos veio do grupo Mine-Control, criado por Zach Simpson. Vale a pena depois visitar o site deles para ver a descrição mais detalhada de outros trabalhos.

Eu curti muito todos. Uma tela de projeção, sensores que captam a luz ou o movimento, softwares que interagem com os sensores e pessoas. Ao contrário das exposições tradicionais, onde as obras ficam atrás de vidros e são colocadas em pedestais, nesta a palavra de ordem era "interagir". Sim, nós podíamos pisar nas obras. Sim, nós éramos convidados a soprar, deitar, iluminar, pegar nos pincéis e lanternas.

Valeu a pena ver o trabalho do grupo Mine-Control.

Meus preferidos? Hmmm... gostei muito de Poesia Efêmera (você sopra num aro como se fosse fazer uma bolha de sabão, aí na tela é projetada uma poesia), Moderation (caminhando por um riacho, aos seus pés começam a nascer flores e vida em explosão de cores), Calder (passando o pincel na tela, você monta seu próprio móbile a la Alexander Calder) e Mariposa (sua sombra é projetada na tela e a partir daí, milhares de mariposas começam a pousar na sua sombra projetada).

E por falar em possibilidades no mundo da computação, descobri por intermédio do meu amigo Rafael (que é publicitário), um catálogo virtual para uma nova coleção de roupas de uma marca chamada Shay.

O catálogo, ou melhor, os catálogos estão disponíveis para download e chamam muito a atenção. Sabe a idéia de que "sexo vende"? Pois bem, a marca Shay resolveu ousar e fez 3 catálogos virtuais com a temática "pornografia".

Os catálogos são filmes pornôs (sim, é isso mesmo que você está lendo) no formato Mpeg. E como o objetivo é divulgar as novas roupas da coleção, usa o recurso de hot-spot. Basta você passar o mouse por cima dos pontos verdes indicados e detalhes da roupa usada pelos atores aparecem.

Criativo? Sim. Provocativo? Com certeza. Ficou curioso? Vai lá correndo conferir a nova coleção então. risos. Os catálogos permitem que você escolha. Há as opções man+man, woman+man e woman+woman (mais politicamente correto impossível).

Nenhum comentário: