terça-feira, maio 30, 2006

Quai?

O título é uma fala num momento de surpresa e incredulidade de Sophie Neveau em "O código da Vinci". Sim, apesar de muita gente dizendo que não era um filme bom. Sim, apesar dos críticos em Cannes terem saído decepcionados. Apesar de tudo isso, fui conferir o filme.

Primeiro porque eu li o livro de Dan Brown. Segundo porque a minha curiosidade falou muuuuuito mais alto. E terceiro porque eu queria assistir e fazer minha própria crítica.

E quer saber? O Tom Hanks está estranho mesmo com aquele cabelo. E o filme não é tão ruim quanto dizem. E chega ser bem fiel ao livro (não totalmente). O filme é bem feito e como dizem, "uma imagem vale por mil palavras". O filme realmente dá uma idéia mais clara de tudo o que acontecia no livro. É bom ver na tela os cenários por onde desfilavam as personagens: Paris, o Louvre, a Saint-Sulpice e a linha rosa; Londres, a Temple Church e as efígies dos Templários e por fim, Rosslin.

Quem não quiser saber mais sobre o filme, pare de ler por aqui... SPOILER... SPOILER... SPOILER.


Alguns pontos para pensar sobre as diferenças entre o livro e o filme:

* O professor Langdon tinha algum trauma de infância no livro? Eu simplesmente não me lembro disso. No filme ele tem vários princípios de chilique claustrofóbico.

* E cadê o beijo? No livro, o professor Langdon passa a noite com Sophie. E rola sim, um beijo. O filme deixou a tensão sexual no ar e não mostrou nem um selinho sequer.

* E o que é aquela cena do Robert Langdon consultando a internet pelo celular? Merchandising? Até onde sei, ele ia numa biblioteca e fazia suas consultas lá.

* Muitas cenas foram cortadas. Por exemplo, no filme nem dá pra perceber direito o drama do bispo Aringarosa por ter sido enganado pelo Mestre.

* Quer dizer que toda a irmandade secreta do Priorado de Sião morava pertinho de Rosslin? Fiquei descobrindo no filme. Se o Silas quisesse ser eficaz, bastava ainda estar vivo naquela cena do filme e jogar uma bomba. Todo o Priorado estava lá para receber a Sophie em Rosslin.

* Irmão? Que irmão? No livro, depois de uma vida inteira separada da avó e do irmão, Sophie os reencontra. No filme, fica a pergunta: que fim levou o irmão da Sophie?

Nenhum comentário: