domingo, outubro 21, 2007

Medos privados em lugares públicos


Depois de algum tempo sem ir ao cinema, resolvi novamente resgatar este hábito. E melhor ainda quando depois de tanto tempo, você ainda se depara com um filme inteligente e delicado.

"Medos privados em lugares públicos" é um filme tipicamente francês. Humor baseado em situações, personagens bem construídos. Sabine Azéma está fantástica no papel da secretária-boa-samaritana-com-algo-meio-sexualmente-perverso.

O filme tem um toque melancólico ao tratar das relações amorosas num mundo em que sexo e imediatismo parecem ser mais presentes. O que temos por aqui? Neste sentido, o filme parece um pouco pessimista porque não fornece lições de elevação moral e muito menos um sentido para a vida.

O filme é uma questão em aberto do início ao fim. E é isto que me fascina nos filmes europeus. Eles nunca dão a resposta. Trazem sempre muito mais questões. Por isso, para quem não tiver preguiça de pensar, vale a pena conferir este filme do Alain Resnais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado ler isso hj que estou com muitas questões abertas sobre sexo. Vou assistir!

Mariana Alcântara disse...

Ainda não assisti! :(
Mas tá na lista.
Eu também gosto disso nos filmes europeus, é muito fácil dar uma resposta, mas quando você descobre a sua resposta, é muito mais marcante.