segunda-feira, março 26, 2007

E quem disse que provas de matemática não podem ser divertidas?

Pensando agora no bom humor de quem elaborou uma questão destas para o vestibular do ITA - Instituto de Tecnologia Aeronáutica (pelo menos foi o que disseram para mim).

Veja o problema abaixo e tente resolver...

Uma mãe é 21 anos mais velha que o filho. Daqui há seis anos, a mãe terá a idade 5 vezes maior que a idade do filho. Pergunta: onde está o pai agora?

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Já chegou numa resposta?
.
.
.
.
.
.
.
.
Analisando as informações temos:

A mãe tem hoje Y anos

O menino tem hoje X anos

Portanto com a mãe 21 anos mais velha : Y = X + 21


Daqui a 6 anos : ( Y + 6 ) e ( X + 6 )

Portanto com a mãe 5 vezes mais que filho : Y + 6 = 5 ( X + 6 )

Resolvendo:
Y + 6 = 5 X + 30
Y = 5X + 24

Substituindo na primeira equação (Y = X + 21), teremos:


5X + 24 = X + 21


Logo:
- 4X = 3
X = -3/4

O menino tem hoje -3/4 anos, ou seja, - 9 meses (menos nove meses).
Se o menino tem exatos menos 9 meses, ele nascerá daqui a nove meses, então, agora o pai está com a mãe no momento da concepção!

3 comentários:

S.Werneck disse...

Eae Luiz, tudo bem??
Muito legal esse post!!!

Bom... me desculpe pela correção, mas como um estudante rumo ao ITA eu conheço bem as questões dos vestibulares anteriores.

Essa questão não caiu em nenhum vestibular de lá... o pessoal escreve essas coisas só pra fazer uma pressão mesmo.

Imagina só uma questão com a alternativa:
"O pai está em cima da mãe"

Hahahahaha
Parabéns Luiz!!! Tá muito legal o blog

Anônimo disse...

Ai, Luiz... Matemática é tudo de ruim... hahaha
Na hora que eu ficava meio "maria sabe-tudo" lá na minha casa, no tempo de solteira, minha mãe perguntava: "Qual o resultado de 7 vezes 8, Rosana sabe-tudo"
ãnnnnnnnnn? e eu me calava.

Desse "pobrema" aí única coisa que eu saquei bem foi o fuc fuc do casal... hehehe
Desse babado eu gosto mais!! Nem faço contas e logo sei o resultado!!

Ai que eu não presto.

Anônimo disse...

hahaha
Eu nunca chegaria a esse resultado!!! Sou péssimo em matemática! Bem filhote da mainha mesmo!
E essa coisa de estar em cima de, já nem lembro como faz...
hahaha