quarta-feira, outubro 18, 2006

(RED)


E já que somos todos consumidores, a onda agora é ser "consumidor consciente". Comprar e ao mesmo tempo contribuir para uma boa causa.

Já estamos acostumados com estas iniciativas. Seja por conta do McDia Feliz (compre um BigMac e você ajuda as crianças cancerosas), seja por conta das pulseiras de silicone coloridas (amarela para câncer, preta-e-branca contra o racismo e por aí vai).

Bom negócio para os consumidores (que podem ajudar sem grande peso no bolso), bom negócio para as empresas (que faturam na construção de uma imagem de "socialmente responsável").

E nesta onda de "responsabilidade social das empresas", eis que surge mais uma parceria de peso.

Você já sabe o que é um produto (RED)?

A ONU - Organização das Nações Unidas criou um Fundo Global contra a AIDS, malária e tuberculose em 2002. Estas doenças acometem populações inteiras no continente africano. E aí entramos num círculo vicioso: populações pobres, doenças de Terceiro Mundo, falta de pesquisa das empresas farmacêuticas para remédios que combatam estas doenças, mais gente doente entre as populações pobres do planeta.

O cantor Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2, criou uma campanha em que corporações mundiais oferecem produtos em que parte da renda obtida com a venda destes produtos vai para este Fundo Global.

Estes produtos receberam o nome de produtos (RED). E, apesar do nome, nem todos os produtos são vermelhos. A Motorola criou um modelo de celular vermelho e parte da renda obtida com a venda deste produto vai para o Fundo Global. A American Express, operadora de cartão de crédito, também fez uma linha especial de cartões. Assim como a GAP (roupas), Empório Armani (relógios e acessórios), Converse (tênis) e a Apple (iPod).

Quem quiser saber mais desta iniciativa, é só visitar o site: (RED).

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia desse babado e... vermelho é a minha cor preferida.
uauuuuuuu

Fabricio disse...

Consumir é consumir. Esse papo de consumo "socialmente consciente" é masturbação. Nem todo o dinheiro do mundo mais o idiota do Bono Vox vão curar a AIDS, o câncer, ou a África.

O mundo em que vivemos só se sustenta por conta da desgraça alheia. Aí vem meia dúzia de sóciopunheteiros e deslumbrados e acham que vender cosias vermelhas pra gente rica torna o mundo melhor.

É o cu do mundo, mesmo!

See Ya

Jak disse...

E qual a procedência desses produtos (RED)? As empresas que o fabricam pagam decentemente pelo trabalho de seus funcionários ou os encomendam a empresas que utilizam mão de obra infantil ou praticamente escrava chinesa? Pagam corretamente todos os impostos e taxas alfnadegárias ou sonegam descaradamente?

Todo o processo capitalista e consumista é injusto por si só. Campanhas como essa não passam de medida paliativa e, lógico, de geração de lucros para as empresas participantes.