sábado, outubro 28, 2006

Qué tan lejos


E ontem, com uma semana de Mostra Internacional, fui conferir o meu primeiro filme.

Não comprei a permanente integral (por motivos de tempo$$$) e, acabei indo ontem conferir um filme somente porque fui meio que "arrastado" por um amigo. Ele escolheu o filme, comprou os ingressos e eu só precisava aparecer. Sendo assim, fui conferir o filme "Qué tan lejos" (tradução livre: "quão distante").

Nunca tinha visto um filme equatoriano. Aliás, não conheço muito sobre cinema latino-americano. Acho que no máximo uns filmes argentinos, chilenos, cubanos e mexicanos. Como se a cinematografia dos outros países fosse um terreno inexistente.

E fui surpreendido. Este primeiro filme "made in Equador" que assisti é uma produção bem feita e com uma história universal (fala sobre amizade e sobre caminhos que se cruzam e destinos diferentes que acabam convertendo num único destino).

Só atrapalhou o fato de haver uma legenda em inglês no filme e ao mesmo tempo, uma legenda eletrônica em português. Em alguns momentos, as legendas mais me confundiam do que ajudavam. E a melhor coisa que fiz foi ignorá-las e acompanhar o filme somente em seu idioma original.

A imagem que peguei para ilustrar este post é do Rio Tomebamba, um rio que nasce nos Andes e cruza a cidade de Cuenca (destino final das duas personagens) e que depois, recebe o nome de Amazonas.

É uma pena que este filme não tenha previsão apra estréia aqui no Brasil. Um filme sensível e que valeria a pena ser visto por mais pessoas. O bom da Mostra Internacional é isso: possibilitar o contato com produções que dificilmente chegarão a nós pelas vias comerciais normais.

Hoje vou tentar conferir mais um fime... se conseguir os ingressos, amanhã volto aqui para comentar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pensando aqui eu nesta Mostra e assistindo esse filme. Estaria literalmente ferrada. Não sei inglês, espanhol necas... e o português com ruidos me angustia...
Ia só ver as "figurinha"... rs
Volto aqui amanhã, se Deus quiser...rs